É com grande satisfação que iniciamos nossos estudos neste espaço de aprofundamento dos conteúdos de nossa disciplina.
Em nossos estudos vamos percorrer a história da profissão e os fundamentos que deram embasamento as intervenções do Serviço Social no mundo e no Brasil.
Veremos que o que faz emergir a profissão em escala global vai muito além de um aperfeiçoamento da caridade, mas sim, encontra-se imersa em uma teia de consolidação de um sistema econômico e social que vai requerer a intervenção de um profissional que possa lidar com os conflitos inerentes a este próprio sistema.
Assim, cada país vai manifestar suas particularidades, que em seu tempo histórico fará emergir a profissão em contextos aliados ou não a religiosidade de fé Cristã.
Neste sentido é que proponho aqui reflexões.
Nossos esforços devem se concentrar em justificar o que leva a emersão da profissão em escala global e qual seu vínculo com a religião Católica no Brasil em seu surgimento na década de 1930.
Vejam caros discentes.
Aqui temos duas reflexões distintas, que remetem ao pôr que surge o Serviço Social no Mundo, e ainda, uma segunda questão. Já explicitado o porquê do surgimento do Serviço Social em escala global qual a vinculação da Igreja Católica do Brasil com a emersão da profissão no país?
Bom trabalho pessoal.
Soluções para a tarefa
O Serviço Social tinha relação direta com a Igreja Católica, cujo intuito era preparar os trabalhadores para as fábricas. Por isso esse fenômeno na área ficou conhecido como conservador.
No Brasil, a área ganhou espaço em 1930, período ainda ligado a Igreja Católica porque a instituição defendia interesses particulares da elite.
Em seguida, o Brasil passa por diferentes modificações, no qual os trabalhadores buscam os seus direitos. Por isso criou-se institutos que protegem os trabalhadores como o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.
Vale destacar que em 1933 foi criado o Código de Ética do Serviço Social que foi um marco para o Serviço Social Brasileiro, aprovado em 13 de março daquele ano e que é adotado nos dias atuais.
Abraços!
O Serviço Social teve início como uma necessidade de resposta para as questões sociais por grupos influentes, como a Igreja Católica.
Ele deveria ter como função servir às classes sociais dominantes para manter o controle e a ordem mediantes as causas sociais.
A crise na bolsa de Nova Iorque em 1929 foi uma das datas importantes para as mudanças na sociedade brasileira, já que esses fatos alteraram a estrutura econômica e política no Brasil.
Devido a isso o Brasil investiu na indústria interna, mas que não oferecia muitas condições para os operários. Eles precisaram se unir e lutar por condições melhores, e até conseguem, mesmo que a passos lentos.
A primeira escola de Serviço Social no mundo surgir só em 1899, em Amsterdã.
Para saber mais sobre o tema, clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/21628930
Bons estudos!