E chegando à barca da glória, diz ao Anjo:
Brisida. Barqueiro, mano, meus olhos,
prancha a Brísida Vaz!
Anjo. Eu não sei quem te cá traz...
Brisida. Peço-vo-lo de giolhos!
Cuidais que trago piolhos,
anjo de Deus, minha rosa?
Eu sou Brisida, a preciosa,
que dava as môças aos molhos.
A que criava as meninas
para os cônegos da Sé...
Passai-me, por vossa fé,
meu amor, minhas boninas,
olhos de perlinhas
Gil Vicente, Auto da barca do inferno.
a) no trecho , a maneira de tratar o anjo, empregada por Brísida Vaz relacionase à atividade que ela execera em vida ? Explique resumidamente .
Soluções para a tarefa
Resposta:
A linguagem da alcoviteira Brísida Vaz possui vários índices da atividade que exercera em vida. Em O Auto da Barca do Inferno, a expressão verbal das personagens sempre indicia o lugar social dos falantes. Uma das sabedorias artísticas de Gil Vicente consiste em imitar os vários registros lingüísticos de seu tempo. No excerto ocorre, em particular, uma paródia da linguagem da sedução, pois Brísida adota com o Anjo o estilo afetado que empregava no processo de desencaminhamento de “meninas”.
Explicação:
O conto ''Auto da barca do inferno'' é uma história que fala sobre o juízo de Deus sobre o que os homens fazem em vida.
Gênero textual e histórias
Gil Vicente foi o autor da obra ''Auto da barca do inferno'', nessa história há um conto de pessoas que morreram e foram passar pelo juízo de Deus. A linguagem possui vários índices das atividades que exercera em vida.
Em O Auto da Barca do Inferno são usadas expressões verbais das personagens onde sempre indicia o lugar social dos falantes. Uma das maneiras artísticas de Gil Vicente é imitar os vários registros linguísticos de seu tempo. E foi exatamente isso que ele tentou relacionar em sua história.
Para saber mais sobre gênero textual, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/3615061
#SPJ2