Biologia, perguntado por carmemcifuentes, 6 meses atrás

É chamado também de alternismo, dois compostos homeopáticos administrados em horas distintas, um complementando o outro

Soluções para a tarefa

Respondido por gabriellyfernandes74
1

Resposta:

A Homeopatia é uma forma de curar enfermidades usando como ferramenta substâncias da natureza super diluídas. “Ela [homeopatia] é a arte de curar pelas leis da semelhança. Nós analisamos os sintomas e sinais do problema que o paciente apresenta e o remédio homeopático que corresponda a essas características. Por isso há diversos remédios para vários tipos de tosse”, explica Norma.

Para ser um remédio homeopático, Claudia Meirelles conta que a substância deve ser capaz de produzir no homem aparentemente sadio, sintomas semelhantes aos da doença que se pretende curar num determinado caso. “Esta coincidência de sintomas existentes no doente e o seu reconhecimento no medicamento caracteriza a ‘Lei da semelhança’, fundamento capital da prática homeopática”, diz.

A individualização proposta pelo médico homeopata ao seu paciente é baseada em todos os seus sinais e sintomas característicos, como afirma Claudia. “A homeopatia direciona sua ação ao bem estar físico e mental e paralelamente pode propor o ajuste de seu paciente através de coadjuvantes como fitoterapia, orientação dietética, atividade física direcionada, mudança de hábitos, florais de Bach, medicina ortomolecular, programação neurolinguistica e outra inúmeras alternativas para ensinar o organismo a trabalhar a favor de si mesmo”, conta.

Para Norma, a homeopatia é uma medicina curativa e de forma rápida. “As pessoas costumam pensar que é ela [homeopatia] é um tratamento demorado, mas não é”, afirma. A homeopata Claudia Meirelles ainda vai além na definição do método e afirma: “Ciência e Eficiência se misturam na definição da homeopatia, cujo caminho conquistado é hoje irreversível.

O tratamento

Segundo a Dra. Norma, qualquer pessoa, de qualquer idade, com qualquer patologia – seja doença aguda ou crônica – pode aderir a homeopatia. “Mesmo doenças graves podem ter tratamentos paralelos com a alopatia. Tendo-se um bom senso, podemos tratar de qualquer doença. Mesmo uma pessoa que já toma muitos medicamentos pode ter a energia vital equilibrada”, afirma.

Diferente dos medicamentos químicos, a homeopatia procura agir também na parte psicológica da pessoa. “Faço tratamento para ajudar o estado emocional e melhorar o aspecto imunológico dos pacientes, além de fazer uma orientação para uma alimentação mais saudável”, conta Norma.

Com seu trabalho voltado a pediatria, Norma alerta que muitas doenças podem ter causas dentro da estrutura familiar da criança. Segundo ela, o maior beneficio da homeopatia é a medicina preventiva, que ajuda na cura por inteira. “O que mais me fascina como pediatra é tratar do emocional da criança. Eu acabo trabalhando a dinâmica familiar, pois o problema da criança não é isolado, depende do meio que ela vive e das pessoas que cuidam dela. Acabo tornando-me uma médica de família”, conta.

Linhas da homeopatia:

– Unicismo: Prescrição de um único composto homeopático.

– Pluralismo: É chamado também de alternismo, dois compostos homeopáticos administrados em horas distintas, um complementando o outro.

– Complexismo: São prescritos dois ou mais compostos homeopáticos que podem ser administrados simultâneamente.

– Organicismo: O composto homeopático é prescrito conforme o órgão doente. Esta prática aproxima-se muito da alopatia

Perguntas interessantes