História, perguntado por suianericarte, 8 meses atrás

É certo dizer que Maquiavel considera a tirania a melhor forma de poder?

Soluções para a tarefa

Respondido por lukaolukao
10

Resposta:

Não necessariamente, pois, "Maquiavel defende a ideia de que um estado forte depende de um governante eficaz, e para que ele seja bom, ele deve ter boas habilidades políticas. Para ele, são características relevantes de um bom príncipe, ser bondoso, caridoso, religioso e ter moral".

"Niccolò Maquiavel (1469-1527) nasceu em Florença, na época do Renascimento.".

Como sabemos, o Renascimento foi um período de intensa renovação. Caracterizou-se por um movimento intelectual baseado na recuperação dos valores e modelos da Antiguidade greco-romana, contrapondo-os à tradição medieval ou adaptando-os a ela. O Renascimento referiu-se não apenas às artes plásticas, a arquitetura e as letras, mas também à organização política e econômica da sociedade".

"Basicamente, o livro é uma teoria brilhantemente elaborada com a ideia principal de como conquistar e manter um principado, isto é, um método para como se chegar ao poder e mantê-lo".

Logo, para Maquiável o estado deve ser forte para manter a unidade social intacta e para isso não necessariamente precisa ser tirano.

"Maquiavel defende a tese de que para ser bem-sucedido, o governante deve equilibrar a Virtude e a Fortuna a fim de assegurar seus interesses políticos e de poder. Com isso, Nicolau Maquiavel promoveu a cisão entre Moral e Política a premissa de que "os fins justificam os meios" (frase que não é de Maquiavel, no entanto) passou a nortear a compreensão da obra. Daí a reputação de maquiavélico dada ao governante sem escrúpulos".

Explicação:


suianericarte: muito obrigada
Perguntas interessantes