É certo afirmar que o comportamento humano nunca é constante, ou seja, diferentemente das máquinas, a variação é o que determina nossas ações. Essa variação pode se tornar um problema de segurança em duas situações: a primeira, é quando a variação é grande demais, ultrapassando a tolerância da tarefa, ou seja, um trabalhador ultrapassa os limites prescritos da tarefa, não respeita os limites de segurança etc.; a segunda, é quando a variação é pequena demais para acompanhar a exigência da tarefa, nesse caso, por exemplo, podem ser considerados os atos de negligência, desatenção, não atendimento à prescrição da tarefa. Essas variações fora do padrão prescrito são considerados erros. RAZZA, Bruno Montanari. Análise Ergonômica do Trabalho. Maringá-Pr: Unicesumar, 2017. Muitas vezes, as falhas humanas acontecem pela falta de preparo e treinamento dos funcionários. Após a leitura do texto acima, descreva as medidas de redução de falhas humanas. Em seguida, explique sobre a relação da análise ergonômica do trabalho com a qualidade de vida dos funcionários:
Soluções para a tarefa
Algumas medidas de redução de falhas humanas:
- Treinamento
- Supervisão
- Descanso
- Automatização de tarefas
- Avaliação dos resultados
- Investimento em inovação
A Análise Ergonômica é fundamental para a Qualidade de Vida do Trabalhador.
Essas atividades podem ser associadas aos momentos de descontração dos trabalhadores. Além de promoção da saúde, elas possibilitam que divergências, convergências, aportes, limites e potencialidades da equipe sejam identificados.
Espero ter ajudado!
As falhas humanas no trabalho, muitas vezes, são provocadas por distrações, lapsos, atos precipitados, violações, transgressões das regras e legislações, tomadas de decisões erradas, e podem ocorrer pelo cansaço, treinamento insuficiente, pressão emocional, descontrole, e também desleixo e preguiça.
O que pode ser feito para reduzi-las é um bom treinamento, materiais para nortear processos, estudo por parte dos funcionários das regras e leis, além do conhecimento dos equipamentos e dos procedimentos. Também podemos incluir o descanso, a atenção, o planejamento e o foco como fatores essenciais para trabalhos bem sucedidos.
A utilização nas empresas da Análise Ergonômica tem sido de grande valia e contribui para a diminuição de riscos, uma vez que seu objetivo é de observar as atividades e tarefas nos postos de trabalho, bem como sua demanda, para a identificação dos riscos e inadequações que ocorrem no ambiente organizacional, primando pela saúde e bem estar de seus colaboradores.
Confira mais: https://brainly.com.br/tarefa/32174017