É bastante comum as pessoas entenderem a palavra "crítica" no sentido de "ser do contra", "fazer considerações desagradáveis"; dizer que tudo vai mal, que tudo está errado, que tudo é feio, etc. Em geral, crítica é mau humor, coisa de gente chata ou pretensiosa que acha que sabe mais que os outros. Mas não é isso que essa palavra quer dizer e o seu sentido etimológico é totalmente outro.
Acerca do sentido da palavra "crítica" é correto afirmar que:
I – São considerações subjetivas, relativistas e circunstanciais sobre o modo de vida de sociedades marginais.
II – É a capacidade humana de julgar, discernir e decidir corretamente.
II – É o exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem prejulgamento.
IV – É a capacidade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica.
Estão corretas apenas as alternativas:
Alternativas:
a)
I, II e III.
b)
II, III e IV.
Alternativa assinalada
c)
I, II e IV.
d)
I, III e IV.
2)
Em conformidade com o pensamento de Marilena Chauí o conceito de crítica está intimamente ligado à questão da racionalidade e de algum modo também se liga ao conceito de autodeterminação.
De acordo com o texto acima devemos entender autodeterminação como sendo:
Alternativas:
a)
A heteronomia da vontade relativa aos indivíduos e aos grupos sociais.
b)
A possibilidade de determinar o destino político e escolher os próprios governantes a partir de interferências externas.
c)
A capacidade de decidir, por si, o destino de nossos familiares e das pessoas ligadas aos nossos grupos sociais.
d)
A possibilidade de escolher o próprio destino e de orientar a própria conduta.
Alternativa assinalada
3)
Em todas as atividades humanas a crítica deve estar presente, mas de modo especial ela nunca pode estar ausente da atividade política, principalmente, pois a falta de crítica, quando aplicada ao campo político, pode gerar resultados indesejáveis, repercutindo não só em escolhas equivocadas, como também na condução dos rumos de sociedades inteiras de modo interesseiro e ideológico.
No campo político, a crítica está presente quando:
Alternativas:
a)
Procura-se conduzir o eleitor pela propaganda, ou por outros meios psíquicos, a decidir emocionalmente.
b)
Desenvolve-se na democracia representativa uma verdadeira indústria de persuasão política.
c)
Busca despertar o hábito de reivindicar os direitos adquiridos e combater a ignorância política.
Alternativa assinalada
d)
Governa-se a sociedade pela ideologia da classe dominante que, para manter a sua influência, faz com que seus valores sejam aceitos como certos por todas as demais classes sociais.
4)
A respeito da relação existente entre os conhecimentos científico e filosófico, podemos afirmar que o primeiro se caracteriza pela busca de conhecimento sistemático e seguro dos fenômenos do mundo; enquanto o segundo busca entender a realidade e seu fim último, a partir de um ponto de vista crítico-reflexivo, estabelecendo nexo entre o todo e as partes.
Sobre a relação supracitada, considere:
Alternativas:
a)
A maior contribuição, tanto da ciência quanto da filosofia, é combater a tirania e a visão totalitária de mundo imposta pelas grandes religiões da humanidade.
b)
O que diferencia ciência e filosofia é, sobretudo, uma questão de enfoque: a ciência interessa-se mais em resolver problemas específicos, delimitados, enquanto a filosofia busca alcançar uma visão global, harmônica e crítica do saber humano.
Alternativa assinalada
c)
O saber científico, em última análise, se opõe ao saber filosófico.
d)
A filosofia envolve uma crítica ao conhecimento científico de um ponto de vista mais preocupado com detalhes e menos comprometido com a harmonia do corpo genérico das ciências específicas.
5)
A ciência moderna empenhou-se em superar tudo o que remetia à autoridade oriunda unicamente da tradição, das superstições e dos mitos, sem passar pelo crivo da racionalidade. Porém, críticos pós-modernos sustentam que, ao combater os mitos, o cientificismo acabou por adquirir características míticas, sem se aperceber disso.
A ciência se transforma em mito quando:
I – Procura induzir o comportamento e inibir o pensamento.
II – Permite a existência de uma classe que pensa e outra de indivíduos liberados da obrigação de pensar e fazem apenas o que os cientistas outorgam.
III – Faz uso de uma ideologia na qual a sua verdade é a única verdade aceitável.
IV – Busca fazer uma revisão constante e uma autoanálise para detectar sua validade, sem impor sua verdade.
Estão corretas apenas as alternativas:
Alternativas:
a)
I, II e III.
b)
II, III e IV.
c)
I, II e IV.
d)
I, III e IV.
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