Filosofia, perguntado por adnlsongo, 8 meses atrás

“É bastante aceita a tese de que os utilitaristas teriam pretendido elaborar uma "ciência moral" equivalente, em sua precisão, à mecânica newtoniana, implicando uma espécie de "naturalismo ético" (Lively e Rees, 1978, p. 26). Tal como sustentado por Elie Halévy, em seu abrangente trabalho sobre a tradição utilitária, "a moralidade do Utilitarismo é sua psicologia econômica colocada no imperativo" (1972, p. 478), isto é, o princípio da utilidade equivaleria, ao mesmo tempo, a uma lei científica (descrição do homem tal como é) e a um comando normativo (proposição acerca do que deve ser).”

CORREA, Lara Cruz. Utilitarismo e moralidade: considerações sobre o indivíduo e o Estado. RBCS Vol. 27 n° 79 junho/2012.


A passagem acima faz referências a corrente filosófica chamada utilitarismo. Sobre esta corrente e sua ideia de ética é correto afirmar que:

A ética utilitarista se reduz, ao final, a um hedonismo individual, uma vez que opera com o conceito central de prazer em sua estrutura teórica.

O utilitarismo é uma ética conceitualmente voltada para o egocentrismo, uma vez que toma como critério definidor do agir moral aquilo que resulta ser o mais útil para o indivíduo dentre os cursos de ação possíveis.

A ética utilitarista opera da perspectiva de um agir com consequências coletivas, ou seja, o valor moral da ação se define pela maior quantidade de bem-estar ou utilidade para o maior número de pessoas dentre os cursos de ação possíveis.

Segundo o utilitarismo, o conteúdo do agir correto se define pela maior quantidade de prazer ou utilidade para o indivíduo produzido pelo curso de ação indicado.

A ética utilitarista é uma ética do tipo deontológico, uma vez que não raciocina com a ideia de um fim último para o agir humano.

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasgomesmt
8

Resposta: Alternativa c)

Explicação:

“Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar”, essa é a principal máxima utilitarista. O utilitarismo é uma doutrina ética proposta primeiramente por Jeremy Bentham (1748-1832) e John Stuart Mill (1806-1873).

Perguntas interessantes