História, perguntado por laviniagenro, 11 meses atrás

É atribuída ao pensador iluminista Voltaire a seguinte frase:
"Posso não concordar com nenhuma palavra do que você disse,
mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las". O que ele
quis dizer com isto?​

Soluções para a tarefa

Respondido por aryanneleonelribeiro
673

Resposta:

Ele quis dizer que você pode discordar de tudo o que qualquer pessoa disser, mas você nunca vai ter o direito de impedi-la de falar aquilo e que você tem que defender esse direito.

Explicação:

A pergunta já está respondida mas eu quero te dar outro fato sobre essa frase: essa frase não é original de Voltaire, ela pertence a pensadora Evelyn Beatrice Hall, que disse essa frase em um de seus livros numa tentativa de sumarizar o pensamento da biografia que ela estava escrevendo SOBRE Voltaire.

Bom espero ter ajudado.

Respondido por AnthonioJorge
136

Voltaire (Francois-Marie Arouet. Voltaire era pseudônimo – 1694-1778) Foi o mais famoso de sua época. Escritor profícuo em literatura, filosofia e história, autor de uma prosa perspicaz, sarcástica e divertida. Suas ideias iluministas influenciaram a Revolução Francesa.

Sobre a frase citada, a intenção de Voltaire é dar amostra do significado prático de tolerância: é fácil ser tolerante com quem concordamos ou com quem discordamos em algo insignificante. A tolerância só é válida quando é o vizinho (alguém próximo) que possui e emite opinião oposta à nossa.

O voltairismo pode ser assim definido: atitude de incredulidade irônica em relação às religiões.

O historiador da filosofia Julian Marías afirma, sobre Voltaire, que suas críticas irreligiosas, que em sua época foram demolidoras, nos parecem hoje ingênuas e inofensivas. Voltaire teria tido uma falta de visão total no que se refere à religião e ao cristianismo, e sua hostilidade é o ponto em que se revela mais claramente a inconsistência de seu pensamento. Não só por atacar o cristianismo, mas por fazê-lo com uma superficialidade absoluta.

Curiosamente, Voltaire era de família abastada e teve educação dada pelos jesuítas.  Voltaire, contudo, não foca sua acidez iluminista apenas para os cristãos: Rousseau também sofreu com uma frase voltariana:

  • Nunca tamanha inteligência sendo empregada com o objetivo de nos tornar estúpidos

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/25625982

Anexos:
Perguntas interessantes