E assim, não tendo a quem vencer na terra,
Vai cometer as ondas do Oceano
Este é o primeiro Rei que se desterra
Da pátria, por fazer que o Africano
Conheça, pelas armas, quanto excede
A lei de Cristo à lei de Mafamede
CAMÕES. Os Lusíadas. IV, 48.
Luís de Camões foi um dos maiores nomes da literatura renascentista portuguesa. A temática do soneto de Camões apresentada acima se relaciona, na história de Portugal, com a(s)
A
conquista do continente africano por meio das Cruzadas.
B
guerras de Reconquista contra os mouros no norte da África.
C
expansão marítima possibilitada pela centralização do poder.
D
expansão pelo continente europeu para derrubar monarcas rivais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
É correta a alternativa D.
O trecho narra um período em que Portugal já se encontrava unificado (havia vencido todos os seus inimigos, os mouros, em terra) e se lançava às grandes navegações, que foi a forma que Portugal encontrou para se manter economicamente viável e independente frente à Espanha.
Neste processo descobriram rotas alternativas para as Índias, estabeleceram missões diplomáticas e entrepostos comerciais na África e colonizaram o Brasil.
Explicação:
BONS ESTUDOS
Resposta:
A alternativa correta é a letra C
Explicação:A idade Moderna na Europa foi maracad pela gradual decadencia do modelo feudal e sua substutuicao por um processo de centralizacao do poder nas maos dos monarcas abosolotistas.
Aos poucos a igreja católica foi perdendo hegemonia sobre a populacao europeia. Ganharam forca as crecentes contestacoes ao teocentrismo. O nascimento de uma visao do mundo cada vez mas racional, somando aos avancos da ciencia, contribuiu para a realizacao das viagens marítimas