E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. (Evangelho de Mateus 5.39-48) O texto acima do evangelho de Mateus, interpretado à luz da ética de Jesus nos permite afirmar que:
I. Essa ética propõem a superação e interrupção de um círculo de violência, não admitindo a violência como solução do conflito.
II. Os deveres éticos cristão não são limitados pelos laços de irmandade, isto é, incluem os estrangeiros, e até os inimigos.
III. A prática da justiça e solidariedade é devida prioritariamente às pessoas de bem.
IV. O uso da violência é admitido em algumas situações.
Escolha uma opção:
a. I, II e IV
b. I e II
c. I e III
d. III
e. II e III
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
B
Explicação:
é só ler
Respondido por
0
Resposta:c
Explicação:
Perguntas interessantes
Inglês,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás