ENEM, perguntado por pedrodjk9048, 4 meses atrás

É amplamente conhecida a grande diversidade gastronômica da espécie humana. Frequentemente, essa diversidade é utilizada para classificações depreciativas. Assim, no início do século, os americanos denominavam os franceses de "comedores de rãs". Os índios kaapor discriminam os timbiras chamando-os pejorativamente de "comedores de cobra". E a palavra potiguara pode significar realmente "comedores de camarão". As pessoas não se chocam apenas porque as outras comem coisas variadas, mas também pela maneira que agem à mesa. Como utilizamos garfos, surpreendemo-nos com o uso dos palitos pelos japoneses e das mãos por certos segmentos de nossa sociedade. LARAIA, R. Cultura: um conceito antropológico. São Paulo: Jorge Zahar, 2001 (Adaptado). Assim como as experiências descritas pelo texto acima, a chegada dos europeus na América foi marcada pelo "estranhamento" com as diferentes culturas encontradas entre as populações nativas. Tal reação levou, muitas vezes, a situações de intolerância e desrespeito, baseadas em uma visão de mundo A globalizada, que destaca positivamente todas as experiências culturais do planeta. B etnocêntrica, que utiliza suas próprias normas e costumes para julgar outros grupos. C relativista, que adota uma maneira desinteressada de analisar os elementos culturais. D humanista, que considera de forma igualmente relevante todas as culturas do mundo.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
0

A Alternativa B é a correta, sobre a visão de mundo explicitada no texto, que envolve desrespeito e intolerância.

O texto descreve um posicionamento etnocêntrico, em que muitas pessoas se tornam no direito de julgar outras pessoas com base em valores superficiais e preconceituosos, a partir da ótica de diferentes normas e costumes.

Todavia, trata-se de uma ação incorreta e imoral, uma vez que a diversidade faz parte e é essencial ao ser humano, a qual deve ser respeitada em todas as esferas, a fim de se obter uma sociedade mais harmônica.

Perguntas interessantes