"É a voz de um país que se alça hoje para falar ao país [...]. Não reconhecemos nós outra soberania mais do que a soberania do povo, para ela apelamos [...]. Como homens livres e essencialmente subordinados aos interesses de nossa pátria, não é nossa intenção convulsionar a sociedade em que vivemos. Nosso intuito é esclarecê-la. No Brasil, antes ainda da ideia democrática, encarregou-se a natureza de estabelecer o princípio federativo [...]. A autonomia das províncias é, pois, para nós, mais do que um interesse imposto pela solidariedade dos direitos e das relações provinciais, é um princípio cardeal e solene que inscrevemos na nossa bandeira”. Manifesto Republicano. In: PESSOA, R. C. (Org.). A ideia republicana no Brasil através dos documentos. São Paulo: Alfa-ômega, 1973. p. 37. Baseando-se na leitura e interpretação do documento acima, podemos afirmar que: ALTERNATIVAS
a - O movimento republicano não contou com o apoio de setores ligados à cafeicultura.
b - O movimento republicano foi resultado da necessidade de D. Pedro II em voltar para Portugal.
c - A proclamação da república, em 1889, garantiu o fim dos privilégios de classes, consolidando a democracia e a igualdade social.
d - O documento apresenta o anseio de parte da sociedade brasileira em adotar o regime republicano por meio de uma revolução.
e - Um dos anseios dos republicanos era a consolidação de um sistema federativo que garantiria uma maior autonomia para as províncias.
Soluções para a tarefa
Respondido por
28
alternativa E. ultimo paragrafo da pag. 100
Ronaldo889:
De acordo.
Respondido por
14
O texto é bem claro ao falar sobre a priorização de um sistema autônomo federativo. Portanto, a questão correta é a Alternativa E.
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás