E a mesma igualdade se observará entre as pessoas
e entre as coisas envolvidas; pois a mesma relação que
existe entre as segundas (as coisas envolvidas) também
existe entre as primeiras. Se não são iguais, não receberão
coisas iguais; mas isso é origem de disputas e queixas:
ou quando iguais têm e recebem partes desiguais, ou quando
desiguais recebem partes iguais. Isso, aliás, é evidente pelo
fato de que as distribuições devem ser feitas “de acordo
com o mérito”; pois todos admitem que a distribuição justa
deve recordar com o mérito num sentido qualquer, se bem
que nem todos especifiquem a mesma espécie de mérito,
mas os democratas o identificam com a condição de homem
livre, os partidários da oligarquia com a riqueza (ou com
a nobreza de nascimento), e os partidários da aristocracia
com a excelência.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. 4. ed. Tradução e notas
de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2018.
As diferentes cidades-estados gregas apresentavam
distintas concepções sobre o mérito. Segundo o trecho, essa
alteração estava atrelada à
A. família de nascença.
B. tradição das cidades.
C. opinião da comunidade.
D. concepção política defendida.
E. classe econômica pertencente
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Resposta:
eu acho que é o item E) classe econômica pertencente.
estudando3110:
tu poderia me explicar, pfvr?
que nem todos especifiquem a mesma espécie de mérito,
mas os democratas o identificam com a condição de homem
livre, os partidários da oligarquia com a riqueza (ou com
a nobreza de nascimento), e os partidários da aristocracia
com a excelência", isso que dizer que a oligarquia além de se importa com sua "família de nascença", o que importa de verdade é a classe social a qual você pertence( segundo o texto).
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