"É a imagem monstruosa e expressiva da sociedade torturada que moureja naquelas paragens . O cearemce aventuroso ali chega numa desapoderada ansiedade de fortuna;e depois de uma breve aprendizagem em que passa de brabo a manso, consoante a giria dos seringais (o um vencido ante a realidade inexorável ) - ergue a cabana de paxiúna á ourela mal destocada de um igarapé pinturesco, ou mais para o centro numa clareira que a mata ameaçadora constringe , e longe do barracão senhoril , onde o seringueiro opulento estadeia o parasitismo farto, pressente que nunca mais se livrará da estrada que o enlaça , e que ele vai pisar durante a vida inteira , indo e vindo , a girar estonteadamente no monstruoso círculo vicioso da sua faina fatingante e estéril"
A) Mesmo sem conhecer o significado de muitas palavras do texto, é possível ter uma ideia da expectativa e da realidade dos nordestinos no trabalho de exploração da borracha na amazonia . Exponha , com suas palavras , o quadro descrito por euclides da cunha (pag.201 livro de historia do 8 ano , projeto arariba) .
B) consulte no dicionario e anote no caderno o significado das palavras que voce nao conhece.
C) como o autor avalia a capacidade do ser humano de vencer uma realidade adversa ?
Soluções para a tarefa
Respondido por
117
A - O autor pinta um quadro de trabalhos extremamente pesados e solitários, que acabam criando um sentimento de desesperança no coração de quem se propõe a realizar tais tarefas, que acabam, por conta das necessidades materiais, se sujeitando a realizá-las.
B - Algumas palavras menos conhecidas que podem ser citadas são mourejar (trabalhar pesadamente), constringe (que aperta) e faina (trabalho).
C - O autor avalia que o ser humano é adaptável, de modo que é capaz de mudar mesmo as suas características mais pessoais para vencer uma nova situação difícil.
Perguntas interessantes