É A 3º VEZ QUE POSTO ESSAS PERGUNTAS !!! EU PRECISO DELAS ATÉ AS 15:00 DA TARDE. POR FAVOR ME AJUDEM NUMCA PEDI NADAAAA !!
4 – Leia com atenção e explique: Como é o formato das pirâmides dos países de população jovem e a que está associado esse formato?
5 – Em alguns países subdesenvolvidos, como Brasil e México, vem ocorrendo transformações no formato da pirâmide etária. O que tem provocado essas mudanças e no que o aumento do número de idosos reflete?
6 – Como se apresenta a pirâmide etária dos países de população envelhecida?
7 – O que alguns governos tem feito para contornar os desafios de uma população envelhecida?
8 – Explique o que fez a China no passado para conter conter o crescimento rápido de sua população e qual sua visão atualmente?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Boa tarde,
JoaoAntonio110
A resposta da questão solicitada é:
jovens (0-17 anos); adultos (18-64 anos); e idosos (acima de 65 anos)
REGIÕES MAIS DESENVOLVIDAS: América do Norte, Europa, Japão, Austrália, Nova Zelândia e União Soviética.
REGIÕES MENOS DESENVOLVIDAS: África, América Latina, Ásia (exceto Japão), Oceania (exceto Austrália e Nova Zelândia).
4) - Existe atualmente 1,8 bilhão de pessoas no mundo com idade entre 10 e 24 anos, constituindo a maior população de jovens (15 a 24 anos) e adolescentes (10 a 19 anos) da história – pessoas que podem contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento sustentável com inclusão social de seus países. Brasil: jovens são 27%.
5) - A principal causa das reduções, tanto das taxas anuais de crescimento da população mundial, quanto do incremento absoluto, foi, sem dúvida, o rápido e acentuado declínio dos níveis de fecundidade.
6) – A população acima de 65 anos no ano de 2000 nas regiões mais desenvolvidas era de 166 milhões e nas regiões menos desenvolvidas era de 236 milhões de pessoas. A população acima de 65 anos no ano de 2020 nas regiões mais desenvolvidas era de 212 milhões e nas regiões menos desenvolvidas era de 436 milhões de pessoas. Em 2025 a China ocupará o 1º lugar de pessoas com 60anos 284 milhões, e o Brasil ocupará a 6º lugar com 32 milhões de pessoas com 60 anos.
7) -O envelhecimento populacional é hoje um fenômeno universal, característico tanto dos países desenvolvidos como, de modo crescente, do Terceiro Mundo. O qual requer a consciência para os impactos que acarretará no desenvolvimento econômico e social futuro do país. O processo de envelhecimento populacional acarretará fortes impactos nas áreas da saúde, previdência social e cuidado com a pessoa idosa. Políticas de incentivo à natalidade lograram levar a fecundidade a níveis superiores ao de reposição (2,1 filhos por mulher).
Bacci (2012) destaca que as soluções para o envelhecimento populacional são buscadas por intermédio de duas vias básicas: i) reprodução biológica, onde se procura estimular a natalidade visando, sobretudo, manter intactas culturas e tradições e seus próprios recursos humanos, sendo o exemplo mais clássico o Japão; e ii) reprodução social, operando através do incentivo à imigração repor a população em idade de trabalho, de forma a assegurar o equilíbrio econômico e social e assumindo que esse processo implica numa maior integração cultural. Exemplos: Canadá e Austrália.
8) - A China está rapidamente se tornando uma sociedade envelhecida. Não só a taxa de natalidade vem caindo, mas hoje vive-se mais - a expectativa de vida era de 66 anos quando a política do filho único foi introduzida e, agora, é de 76. Hoje em dia, algo que mudou é que parece haver uma discussão mais ampla sobre questões populacionais na China. Em alguns locais, autoridades pararam de multar que tem filhos além da conta. Alguns especialistas propõem o uso de 2% a 5% do PIB para incentivar nascimentos, por meio de reduções de impostos e incentivos em dinheiro. Outros dizem que as pessoas devem ter tantos filhos quanto quiserem.
Desde 1989 os países celebram, no dia 11 de Julho, o Dia Mundial da População. A data foi escolhida pela ONU porque foi nesse dia, em 1987, que a população mundial atingiu a marca de 5 bilhões de pessoas – A população mundial de 7,8 bilhões de habitantes em 2020.
“Sucesso é o acúmulo de pequenos esforços, repetidos dia e noite” Robert Collier