é 3 perguntas 1 relacione mito e realidade na sociedade grega 2 cite e explique dois mitos da grecia antiga 3 como se desenvolveu os mitos na antiguidade 4 como se desenvolve mito na atualidade
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Mito - Fantástico, imaginário, Sobrenatural, Inquestionável, Fantasia, incoerência, Irracional
Filosofia - Verdadeiro, real ,Natural, Questionável, Razão, coerência,Lógico
2)O mito de Cronos, o deus que devorava seus filhos
Munido de uma foice dada por Gaia, na primeira oportunidade Cronos perfurou Urano no seu órgão sexual, de onde jorrou sangue que fecundou a Terra. Assim nasceram os Gigantes, as Erínias (entidades punitivas) e as ninfas Melíades. Algumas gotas de sangue caíram no mar, dando origem a Afrodite, deusa do amor e da beleza.
O mito de Atena e Aracne
Aracne era uma jovem tecelã muito talentosa. Ela era tão talentosa que, do alto de seu orgulho, chegou a dizer que suas habilidades na arte da tecelagem eram superiores à da deusa Atena. Ela foi desafiada por Atena para uma competição de tecelagem.
A deusa Atena criou uma tapeçaria mostrando os deuses. Já a mortal Aracne teceu uma tapeçaria igualmente bela, com imagens dos deuses seduzindo mortais. Os dois trabalhos ficaram magníficos, mas a deusa declarou-se vencedora. E é claro que ela não deixou barato. A audácia de Aracne foi severamente punida: foi transformada em aranha. Eis a origem do nome aracnídeo.
O mito de Perséfone, rainha do submundo
Perséfone era cobiçada por Hades, deus do submundo. Certo dia, quando a bela Perséfone colhia flores, Hades raptou-a. Deméter, deusa da agricultura e mãe de Perséfone, ficou desesperada. O desespero de Deméter resultou numa seca sem precedentes. Com isso, Zeus, pai de Perséfone, enviou Hermes ao submundo para convencer Hades a soltar sua filha.
Hades topou soltar Perséfone. Mas sem antes pôr em execução um plano infalível. Ele pôs um caroço de romã na boca da jovem deusa, fazendo com que ela jamais se esquecesse do submundo. Assim, todo ano Perséfone voltava ao submundo para ficar com Hades. A outra metade do ano ela passava com seus pais no Olimpo. O mito simboliza a mudança das estações do ano e o próprio ciclo da vida.
3)A mitologia grega surgiu da curiosidade que os gregos tinham de explicar a origem da vida e os problemas da existência. Assim, criaram deuses imortais à semelhança do ser humano.