Português, perguntado por Juliet22, 1 ano atrás

*** Dúvidas quanto ao uso de "tu" e "você" ***

Estou escrevendo um texto por livre e espontânea vontade (nada escolar). Trata-se de uma carta. Gostaria de saber se posso ficar alterando entre "tu" e "você".. mais exatamente, se posso ficar alterando as conjugações, por exemplo: no primeiro parágrafo, me refiro ao destinatário usando "você" e faço a conjugação dos verbos corretamente. Logo no segundo parágrafo, ao falar do passado, começo a tratar o destinatário por "tu" e fazendo as respectivas conjugações.

Exemplificando mais: no primeiro parágrafo eu escrevo "O que você ouviu, o que viu?" e vou seguindo nesse ritmo. Já no segundo parágrafo, escrevo "Ainda és a mesma? Talvez tenhas crescido." Está correto? Posso fazer essa alternância ou estaria assassinando a gramática?

Agradeço desde já!

Soluções para a tarefa

Respondido por alineonline
2
Não é nada recomendável. Você diz que é um texto fora do ambiente escolar, o que a deixa bem mais livre, no entanto a mudança contínua do pronome de tratamento, sem nenhuma razão, traz um incômodo ao leitor.

Juliet22: Compreendo. Mas só para ter certeza... vagando por aí, encontrei um texto onde no meio de seus parágrafos, o autor escreveu: "Aqui está, seu último presente. Talvez calhe em encontrar-me nos teus andares infindáveis". Há exatamente a alternância que me deixa em dúvida. Ele escreve “seu” e “teus”. Nesse caso, também está errado? Digo, o autor deveria ter optado por não trocar o pronome de tratamento?
alineonline: O texto literário não está obrigado a obedecer as regras gramaticais. É assim que as pessoas falam, trocando tu é você. Pelo menos onde vivo, no Rio de Janeiro. O texto literário pode reproduzir o jeito que o povo fala.
alineonline: Mas segundo a norma, ele devia ter escolhido um dos pronomes :)
Juliet22: Entendi.. Muito obrigada! ^^
Perguntas interessantes