Química, perguntado por danieII, 1 ano atrás

Dúvida cruel sobre transição vítrea.
                                                     Comecei a pensar nesse assunto relacionando conceitos simples sobre os chicletes e fiquei muito confuso. Em rápidas pesquisas (até mesmo em inglês), é possível constatar que os convencionais chicletes de bola podem ser de poliisobutileno, látex natural, butadieno-estireno e poliacetato de vinila. Só que, tirando o poliacetato, todos os outros polímeros tem uma transição vítrea negativa... então como um chiclete com esses polímeros poderia amolecer na temperatura da boca?! Se não estou enganado, o único polímero que poderia estar no chiclete seria o poliacetato de vinila, que tem uma transição vítrea de 30ºC! Então, esse sim conseguiria amolecer na temperatura da boca.

Estou correto?!

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1
A goma de mascar tem como base o polímero poliacetato de vinila ou poliálcool vinílico este é um polímero termoplástico (moldada em presença de calor), tendo em vista que a temperatura da boca é maior que a do meio externo a goma de mascar absorve este calor e aumentando a sua temperatura. Por isso o chiclete na boca fica mole. Agora se pegarmos essa goma que está mole e colocar em contato com um ambiente gelado a mesma rapidamente endurece. 

danieII: Adorei a resposta. Só que, como o poliisobutileno e látex natural são tão citados nos chicletes?! Um chiclete com estes polímeros deveria ser duro como pedra, concorda? Não consigo entender isso.
Usuário anônimo: Mas como tem essa propriedade termoplástica ele pode ser moldado com o ganho de calor.
danieII: Eu pensava que a propriedade termoplástica fosse diretamente relacionada com a temperatura de transição vítrea.
danieII: Muito obrigado pela ajuda!
Usuário anônimo: De nada!
Perguntas interessantes