Durkheim percebia um futuro incerto da sociedade capitalista, discordando de concepções otimistas, inclusive as de seu velho mestre Augusto Comte, que uma sociedade das máquinas avançava e por ela a construção de uma sociedade mais avançada (...). Era um período de intenso debate expresso em diferentes interpretações sobre a crise. Para alguns, ela era exemplo da materialização de contradições irreconciliáveis que levariam ao colapso de todo o modo de produção capitalista. Para outros, aos quais Durkheim se inseria, a crise indicava a necessidade de construção de uma moral coletiva, condição fundamental para a manutenção da sociedade da forma como ela era (...). (Fonte: LUCENA, Carlos. “O Pensamento Educacional de Émile Durkheim”. In Revista Histed on-Line, Campinas, 2010.
Para Émile Durkheim, qual era uma das principais funções da escola na sociedade moderna?
Grupo de escolhas da pergunta
Permitir, através de um sistema de ensino seriado e baseado em constantes exames de qualificação, a ascensão social.
Conscientizar as massas trabalhadoras sobre a necessidade de lutarem para a transformação revolucionária da sociedade.
Promover a coesão social, essencial para o bom funcionamento da sociedade.
Estimular o ensino moral-cívico de caráter patriótico e religioso, com o intuito de preservar as tradições católicas da sociedade francesa.
Conscientizar os cidadãos quanto aos seus direitos sociais e sobre a importância de sua participação na vida política para consolidar a democracia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Promover a coesão social, essencial para o bom funcionamento da sociedade.
Explicação:
Perguntas interessantes