Durkheim, pensador francês influenciado pelas teses de Comte, se preocupou em estudar os fenômenos sociais e ingressar a Sociologia como disciplina nas instituições de ensino. De acordo com Aguiar e Casteleira (2018), o reconhecimento da Sociologia não foi tarefa fácil para o autor, que ficou conhecido também como fundador da escola francesa. AGUIAR, Gilson da Costa; CASTELEIRA, Rodrigo Pedro. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá-PR: UniCesumar, 2018. Sobre Durkheim, cujas teses influenciaram os pensadores a se aprofundarem na relação entre ciência e sociedade, assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: Durkheim afirmou que os fenômenos estão presos à sociedade e somente nela é possível observá-los, de modo que não deveríamos tratá-los na condição de coisa material. Alternativa 2: Os fatos sociais não deveriam ser tratados como "coisas materiais", mas como situações em que o observador deve analisar o objeto ou o fenômeno de maneira aleatória e subjetiva. Alternativa 3: Ao longo de sua obra, o autor estabeleceu importantes críticas tanto de ordem política quanto econômica, por meio de discussões acerca da organização das sociedades capitalistas. Alternativa 4: O pensador partiu de um pressuposto fundamental, o tratamento do fato social na condição de coisa material que deveria ser analisado com os mesmos critérios de um fenômeno natural. Alternativa 5: Baseado na noção de que a subjetividade deve ser considerada para analisar os fatos sociais, o autor afirmou que cada sujeito se comporta tendo como perspectiva seus interesses pessoais.
Soluções para a tarefa
Resposta:1
Explicação:
Resposta:
Entendo que a correta é a 4 – Pois Durkheim parte de um pressuposto fundamental, o tratamento do fato social na mesma condição de “coisa material”. Dessa forma, o cientista social deve ter a mesma “estranheza” que o cientista natural diante de seu objeto. Sobre como se sentir diante do desconhecido.
Explicação:
A primeira está errada - Apesar de Durkheim entender que os fenômenos estão presos à sociedade e somente nela é possível observá-los, ele diz que deveríamos tratá-los na condição de coisa material.
A Segunda está errada - Pois para Durkheim os fatos sociais deveriam ser tratados como "coisas materiais".
A terceira está errada - Em relação à coletividade, ela pode ser vista como o resultado de um desenvolvimento econômico determinado pelo controle das condições de produção da vida material. Ou seja, o que para Durkheim seria o aprimoramento da vida em coletividade, que necessita de regulagem para manter o progresso, para Karl Marx (1818 a 1883), é a capacidade de concentração de riqueza promovida pelo desenvolvimento dos meios de produção concentrados nas mãos da classe dominante, a burguesia. Ele não faz uma critica ao capitalismo, como fez Karl Marx.
A quinta está errada – Pois Durkheim considera que o indivíduo é uma expressão da coletividade que determina sua condição e ação. Na sociedade industrial, a pessoa vive em uma rede complexa em que as funções sociais se impõem e levam à coação sobre o indivíduo. Dessa forma, a conduta particular é condição que as estruturas coletivas determinam. O sentimento de particularidade e a individualidade exacerbada nada mais são do que uma precária visão que cada um tem das relações com o todo. O comportamento de um único ser humano não é capaz de demonstrar qual é a sua real condição e função dentro do corpo social, como também, de um comportamento particular, em uma sociedade complexa, é impossível entender o comportamento coletivo.