Sociologia, perguntado por sabrinajp1, 1 ano atrás

Durkheim e Freire destacaram em suas obras, a importância do viver em sociedade para os processos de humanização e a importância do diálogo entre os homens, respectivamente:

Émile Durkheim afirmava que o homem seria apenas um animal selvagem se não se tornasse sociável, processo que o humanizou. Segundo ele, o homem foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste. Esse processo de formação da consciência coletiva, que denominou como “socialização”, compõe-se de tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar.

Paulo Freire afirmava que para ser um autêntico humanista não há outro caminho que não a dialogicidade e, ser dialógico é vivenciar o diálogo, não invadir nem manipular, tampouco impor. É empenhar-se na transformação constante da realidade. "O diálogo é o encontro amoroso dos homens que, mediatizados pelo mundo (...) o transformam e, transformando-o, o humanizam para a humanização de todos" (Freire, 1973, p.46)

Diante disso, construa um texto em que responda: quais práticas didáticas e metodológicas favorecem o processo de socialização e a construção do diálogo como currículo e espaço democrático?

Inclua no texto, um ou dois exemplos práticos de propostas pedagógicas que tenham essa perspectiva. Esse exemplo pode ser de sua vivência como estudante, pai/mãe ou professor(a).

Obs.1: a resposta deve relacionar os dois conceitos: conscientização (Durkheim) e diálogo (Freire). Faça isso tomando notas, em tópicos e ao final, elabore seu texto a partir dessas anotações, com os exemplos solicitados.


Obs.2: antes de enviar, releia e revise ortografia e concordância. Para tanto, releia seu texto antes de enviar e utilize o corretor ortográfico de um editor de texto.

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
6

O currículo é um importante recurso para a sala de aula e neles deve conter os caminhos para desenvolver a socialização estabelecer o diálogo. Um dos recursos que podem contribuir para impulsionar tais competências nos alunos são atividades em grupo, como: jogos, gincanas, passeio com a turma, debates sobre assuntos contemporâneos e de interesse do aluno.

Um importante exemplo de trabalhos que envolvem o diálogo e socialização foram presenciados  enquanto professor em uma escola. Nesta determinada escola, os alunos do 3° ano (de toda a escola), organizam trabalhos durante o ano letivo visando realizarem uma viagem das turmas, ao fim do ano letivo.  

O trabalho consiste na divisão (por equipes e grupos) de alunos que vão vender guloseimas e salgados (no turno oposto à suas aulas) no pátio da escola. Eles realizam esse trabalho durante todo ano letivo. O resultado das vendas é destinado à viagem de professores e alunos. A viagem simboliza o fim dos trabalhos desses alunos na educação básica.

Este é um exemplo de socialização e envolvimento, pois conta com a participação e colaboração de todos os alunos. Eles sabem que devem cumprir com todas as regras estabelecidas, já que o objetivo é uma viagem de lazer.

Também é um exemplo de diálogo, visto que o trabalho envolve toda a escola e as famílias. Esse é um exemplo de como a escola pode criar elos com os seus alunos, uma vez, que a escola oferece seu espaço para a realização de um programa destinado aos alunos. Por meio de atividades como essa, o discente enxerga a escola como um espaço de conhecimento, reconhecimento, construção e de divertimento.


Perguntas interessantes