Sociologia, perguntado por wanderleijuniop9vk95, 1 ano atrás

Durkheim e análise dos fatos sociais

Soluções para a tarefa

Respondido por taylanesantospp8psvm
19
O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem poder de coerção sobre o indivíduo.

Durkheim preocupava-se em criar regras para o método sociológico, garantindo-lhe um status de saber científico, assim como as demais áreas do conhecimento, a exemplo da biologia, da química, entre outras. Contudo, tão importante quanto definir o método era definir o objeto de estudo. Assim, segundo Durkheim, à sociologia caberia estudar somente os “fatos sociais”, e estes consistiriam em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção sobre este mesmo indivíduo.
Respondido por rikkatenshib
4

Para explicar as características da sociedade moderna, Durkheim emprega o conceito de Divisão do Trabalho Social, mostrando que as máquinas vindas com a Revolução Industrial, provocaram uma reestruturação social, com o surgimento de novas esferas sociais (setores da economia e trabalho, política, formas de educação, práticas cotidianas e formas de arte) e novas formas de relação e integração social.

A sociedade passa pelo processo de evolução social em duas etapas da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, que estabelecem normas sociais para manter a coesão e a harmonia social.

Também verificou que na sociedade haviam fatos sociais normais, encontrados com frequência na média das sociedades e reforçam as normas sociais, e os fatos sociais patológicos que são raros e os indivíduos que os reproduzem tem dificuldade de sobreviver em bem estar na sociedade, pela sanção que sofrerá.

Ainda, nas suas investigações identificou que alguns indivíduos ou grupos sofriam de anomia que correspondem a momentos em que o indivíduo ou grupo não consegue perceber com clareza as normas sociais ou estas perderam o sentido para estes, enfraquecendo os laços sociais.

Perguntas interessantes