Física, perguntado por raquelraquele2, 9 meses atrás

Durante uma tempestade, é bastante comum a ocorrência de relâmpagos e trovões.O relâmpago é o efeito luminoso proporcionado pela descarga elétrica enquanto o trovão é o efeito sonoro. Em alguns casos verifica-se que surge o relâmpago e somente alguns instantes depois é que se ouve o trovão.
Responda:
a) Que tipo de onda é apresentada pelo relâmpago?
b) Que tipo de onda é apresentada pelo trovão?
c) Por que o trovão é percebido um pouco depois do relâmpago?

Soluções para a tarefa

Respondido por josemendonca2014
27

Resposta:

a)Na composição espectral da radiação electromagnética associada ao relâmpago estão frequências que vão desde as ondas rádio ultralongas (VLF) aos raios gama de alta energia, passando pela luz visível e pelos raios-X.

b)O trovão é uma onda sonora, e seus meios de propagação são o solo e o ar. A freqüência dessas ondas depende do meio de propagação (ar ou solo). ... O trovão sempre acontece logo após o relâmpago, porque a velocidade da luz é muito maior do que a velocidade do som

c)Em uma tempestade, antes de ouvirmos o barulho do trovão, vemos o clarão do relâmpago. Por que vemos primeiro a luz e somente depois ouvimos o som?

Velocidade da luz e velocidade do som

Isso acontece porque a velocidade da luz é muito superior à velocidade do som. A velocidade da luz é de aproximadamente 300.000 Km/s, e a velocidade do som atinge cerca de 340 m/s (1224 Km/h). O barulho do trovão é uma onda sonora produzida pelo movimento das descargas elétricas na atmosfera

Marque o tempo entre a luminosidade do raio e o som do trovão. Vamos supor que decorram três segundos entre a descarga elétrica e o trovão.

Explicação:

Perguntas interessantes