Durante uma reação química, os átomos de muitos elementos podem perder ou ganhar elétrons formando íons. Nessa transformação, há um aumento ou uma diminuição do tamanho inicial do átomo. Observe os valores dos raios atômico e iônico para o elemento oxigênio. Explique por que o raio do íons oxigênio é maior que o raio de seu átomo.
Soluções para a tarefa
Isso ocorre devido ao ganho de elétrons.
Para entendermos isso, vamos primeiro fazer a distribuição eletrônica do oxigênio usando o Diagrama de Linus Pauling:
O (Z = 8) =
Em um elemento neutro, o número de prótons e elétrons é igual. Logo, o oxigênio possui 8 prótons que atrai os seus 8 elétrons.
Porém, para que o oxigênio consiga a estabilidade, segundo a Teoria do Octeto, ele deve ganhar 2 elétrons, ficando com o nível 2p completo, formando seu íon com carga 2-.
Assim, ao ganhar 2 elétrons ele passa a ter 10 elétrons, mas continua com 8 prótons. Logo, além de aumentar sua camada eletrônica, um maior número de elétrons agora sofre a mesma força atrativa pelos 8 prótons de antes, porém como há mais elétrons, seu raio atômico irá aumentar.
Caso tivesse sido o contrário, ele tivesse perdido elétrons, haveria mais prótons que elétrons, havendo uma diminuição do raio, devido a maior força atrativa dos prótons sobre os elétrons restantes.
Espero ter ajudado!