Durante uma reação química, a massa do sistema inicial (reagentes) é sempre igual à massa do sistema final (produtos). Essa conservação das massas foi provada por Antoine Lavoisier, um químico francês, após realizar uma série de experimentos e é popularmente enunciada como: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. O que significa, que durante uma reação química, não haverá ganho nem perda de massa nem de reagentes, nem de produtos. Para exemplificar a Lei da Conservação das Massas, temos um sistema fechado onde reagimos, completamente, 12 gramas de ferro com 64 gramas de enxofre, conforme a equação química abaixo, teremos a formação de 76 gramas de sulfato de ferro.
Soluções para a tarefa
Respondido por
91
Durante uma reação química de elementos diferentes, o que ocorre é uma combinação desses reagentes para a formação de uma nova substância. Como citado no enunciado, a massa inicial deverá ser sempre igual à massa final.
Nas ocasiões em que os valores medidos antes e depois da reação divergem, certamente é porque uma parte da matéria foi perdida para o meio, incluindo na forma de energia.
Na reação química em questão, como se pode ver, a soma antes da reação é 76 gramas, que é o mesmo valor do final da reação que gerou Sulfato de Ferro.
barbosaoliveira2506:
vlw
Respondido por
24
Resposta:
oque ocorre é uma combinação desses reagentes
Perguntas interessantes