Durante uma cobrança de pênalti em uma partida de futebol, um jogador erra o gol e chuta a bola de 900π cm² de área superficial por cima de um muro, distante de seu centro em 5 metros, cuja altura é de 2,25 metros e largura desprezível. No instante em que a bola passa por cima do muro, a uma distância de 10 centímetros, sua altura é máxima.
Se a parábola de função f(x) = ax² + bx + c, com b ≠ 0, representa o trajeto da bola a partir de seu centro, que inicialmente marca o ponto de intersecção com o eixo das ordenadas, então a + b é:
a) 1
b) 0,846
c) 0,655
d) 0,419
e) 0,276
Soluções para a tarefa
- A resposta correta é a alternativa b)
Conceitos utilizados:
- Área de esfera;
- Parábola;
- Equação do segundo grau.
Resolução:
O exercício fala sobre uma parábola que representa o trajeto da bola após o chute. Precisamos de um eixo X e um eixo Y como referência para resolver a questão. Aparentemente, o modo mais fácil é considerar o chão como o eixo das abscissas e o centro de massa da bola como um ponto determinante do eixo das ordenadas. Isso significa que o eixo Y, perpendicular ao chão, passa pelo centro da bola.
Raio da bola
Seguindo esse método, é necessário calcular o raio da bola a partir da área superficial informada, que é de 900π cm².
- Fórmula da área de uma esfera:
Onde:
- A = área da esfera;
- r = raio da esfera.
Substituindo os valores, temos:
900π cm² = 4 · π · r²
Podemos cortar π dos dois lados. Além disso, vamos passar o 4 dividindo.
225 cm² = r²
r = √225 cm²
r = 15 cm = 0,15 m
(É importante deixar a unidade em metros para ser igual aos demais valores fornecidos pelo enunciado)
Ponto de intersecção
No método escolhido, o centro de massa da bola representa o ponto de intersecção no eixo Y. Isso significa que o valor de C na função da parábola será maior que zero, pois essa intersecção ocorre acima do solo (exatamente 0,15 metros acima, a medida do raio).
Com essas informações, já temos o valor do termo independente (c), que é 0,15 (também podemos representar como 3/20).
Vértice da parábola
De acordo com o enunciado, a bola atinge a altura máxima no instante em que passa pelo muro, ou seja, sua distância horizontal até o ponto inicial onde houve o chute é de exatamente 5 metros (a distância entre o muro, de largura desprezível, e a posição inicial da bola).
Sabendo que a altura é máxima, temos o maior valor de Y na função, caracterizando o vértice da parábola. Como adotamos o chão (altura = 0) como eixo X, a coordenada Y do vértice será igual à altura do solo até o centro de massa da bola nesse instante.
» Y do vértice (Yv):
Altura do muro + 10 cm + raio da bola
2,25 m + 0,1 m + 0,15 m = 2,5 m
- Yv = 2,5
» X do vértice (Xv):
Sabe-se que a distância entre o muro e o centro da bola na posição inicial (em relação às coordenadas X) é de 5 metros, e essa distância equivale ao X do vértice pois, ao contrário da coordenada Y, a coordenada X era igual a 0 no momento inicial.
- Xv = 5
Achando os valores de "a" e "b"
As fórmulas para achar o vértice de uma parábola são:
Substituindo cada uma pelo respectivo valor encontrado anteriormente, temos:
Podemos perceber que 10 . a = -b e 10 . a = -Δ.
Isso significa que -b = -Δ ∴ b = Δ
Se Δ = b² - 4.a.c, então b = b² - 4.a.c
O próximo passo é desenvolver isso:
Como b ≠ 0 (pelo enunciado), podemos dividir os dois lados por b.
Valor de "a"
Calculando a + b
- Conclusão
O resultado da soma a + b é 0,864. O mesmo valor seria encontrado ao utilizarmos outros métodos (por exemplo, considerar a trajetória da bola a partir de sua superfície), contudo, talvez a resolução seria mais trabalhosa.
Os cálculos envolvidos nessa questão não são muito complicados, mas é preciso fazer uma boa leitura do enunciado e prestar atenção em todas as informações, a fim de obter todos os dados corretamente e fazer uma correta interpretação da situação descrita.
Confira também: https://brainly.com.br/tarefa/25522919