Durante uma aula de Física, o Professor Saulo Cruz faz a demonstração de eletrostática que se descreve a seguir. Inicialmente, ele aproxima duas esferas metálicas R e S, eletricamente neutras, de uma outra esfera isolante, eletricamente carregada com carga negativa, como representado na Figura I. Cada uma dessas esferas está apoiada em um suporte isolante. Em seguida, o professor toca o dedo, rapidamente, na esfera S, como representado na Figura II.Isso feito, ele afasta a esfera isolante das outras duas esferas, como representado na Figura III. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que, na situação representada na Figura III,
A)a esfera R fica com carga negativa e a S permanece neutra.
B)a esfera R fica com carga positiva e a S permanece neutra.
C)a esfera R permanece neutra e a S fica com carga negativa.
D)a esfera R permanece neutra e a S fica com carga positiva.
E)A esfera R fica com carga negativa e S fica com carga positiva.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Analisando todas as configurações minuciosamente de 1 A 3, essa questão se refere sobre processos de eletrização, mais precisamente sobre eletrização por indução!
Na primeira parte ele coloca duas esferas neutras próximo a uma esfera eletrizada negativamente, essa esfera eletrizada é o indutor e as outras 2 neutras são as induzidas! O que acontece a seguir é que esse indutor ele causa repulsão nos elétrons livres das esferas neutras e através disso as esferas neutras ficam com falta de elétrons livres nas suas extremidades!
II) Após esse fenômeno o professor toca na esfera S, precisamente na parte onde estão os elétrons livres, o professor funciona como um aterramento escoando os elétrons livres para a terra, ficando a esfera S eletrizada positivamente!
III) Afastando -se o indutor dos induzidos, a configuração fica da seguinte maneira, Esfera S eletrizada positivamente
Esfera R neutra!
Letra D
B)Carga negativa de 1,6 uC
C)Carga positiva de 3,2 uC
D)Carga negativa de 3,2 uC
E)Carga positiva de 1,6 C