Durante um projeto para diminuir a incidência de esquistossomose numa determinada região, o profissional responsável pelo setor de epidemiologia decide eliminar os caramujos envolvidos no ciclo biológico desta parasitose. Levando em consideração a conduta do profissional, a incidência da doença irá diminuir? Justifique.
Soluções para a tarefa
Sim. A eliminação dos caramujos evitará a proliferação do parasita, ocorrendo, consequentemente, a diminuição dos casos da patologia.
Explicação:
Para entender como ocorre essa interferência, é necessário compreender o ciclo biológico do Schistosoma mansoni, parasita responsável pela esquistossomose.
Então, de forma básica, sabe-se que este parasita possui o humano como hospedeiro definitivo e o caramujo como hospedeiro intermediário. Ademais, seu ciclo de vida inicia-se através da contaminação da água por fezes humanas contendo os ovos do parasita.
A partir disso, os ovos eclodem e originam o miracídeo, forma larval que infecta os caramujos presentes no ambiente aquático. Após essa infecção, ocorre a evolução da larva que gera a forma infectante, cercária, capaz de infectar humanos e ocasionar a patologia esquistossomose.
Portanto, com a eliminação dos caramujos, sendo eles os hospedeiros intermediários do ciclo biológico do parasita, ocorre a interrupção do ciclo de vida parasitário. Isso quer dizer que a reprodução do parasita não ocorrerá, ou seja, uma vez que não existe a forma larval infectante, não ocorrerá a infecção que origina a patologia.
P.S: Se esta resposta incrementar o seu conhecimento, classifique-a. Com isso, estará me ajudando. Agradeço.
Bom estudo.
A conduta está correta, pois o caramujo está presente no ciclo da esquistossomose, diminuindo a sua incidência.
Como funciona o ciclo evolutivo da esquistossomose?
- O ser humano infectado pela esquistossomose irá eliminar os ovos do parasita nas fezes.
- As fezes em contato com rios e/ou lagos irão se eclodir, gerando o miracídio.
- O miracídio irá entrar em contato com o caramujo que irá se tornar uma cercária.
- A cercária irá adentrar a pele do ser humano que pisa no rio e/ou lago contaminado, levando a dermatite cer cariana.
- Por fim, o esquistossomolo torna-se adulto parasitando as artérias mesentéricas inferiores, onde irá depositar seus ovos nas fezes, perpetuando o ciclo.
Veja mais sobre Atenção Básica em:
brainly.com.br/tarefa/49619988
#SPJ2