História, perguntado por maurooliveiramnr, 5 meses atrás

Durante um longo tempo, expressões como: a coisa vai ficar preta; preto de alma branca, serviço de branco fizeram parte do cotidiano da sociedade brasileira. para as pessoas com mais de cinquenta ou sessenta anos, torna-se difícil excluí-las de seu vocabulário de imediato.

Assinale dentre as alternativas abaixo, aquela que melhor expressa a justificativa para o uso de tais expressões:

a) A incomparável simpatia do povo brasileiro.
b) Trata-se da manutenção do modelo escravocrata de submissão e subordinação.
c) para o povo brasileiro pode permanecer assim que está tudo bem.
d) O racismo não chama atenção quando existe oferta de empregos para todos.
e) É um dom do brasileiro ser cordial e festeiro como ninguém, e o restante fica em segundo plano.

Soluções para a tarefa

Respondido por k057
7

Resposta:

alternaltiva b

Explicação:

.........

Respondido por lhjpmf
1

Considerando o racismo estrutural como um tipo de racismo que permeia as mais diversas instituições, dentre elas a própria maneira de se expressar através da língua, podemos afirmar que a resposta correta é a alternativa B, já que esse tipo de expressão racista descrito no texto é uma herança escravocrata.

Racismo e linguagem

Podemos entender a escravidão não apenas como uma relação de trabalho forçada, mas também como uma instituição que organizou e articulou toda a vida cotidiana e política do Brasil durante toda sua duração.

Dessa forma, os pressupostos da escravidão, como o racismo, também marcavam presença em toda a sociedade. A linguagem, como maneira de entender e expressar os elementos que compõem a realidade, não estava alheia a isso.

Por conta disso que coisas "pretas" se tornaram, cotidianamente e linguisticamente, algo malfeito, clandestino, ilegal. Enquanto que coisas "brancas" seriam positivas. Parte da luta antirracista deve ser o combate também a essa linguagem que inferioriza e diminui os negros e suas culturas.

Entenda mais sobre racismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/21366470

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes