Durante um experimento de ciências a professora pediu aos alunos que utilizassem as propriedades especificas da matéria para diferenciar duas substâncias, aparentemente, idênticas: tratava-se de dois líquidos incolores que se misturavam com água.
Entre as propriedades que os alunos poderiam utilizar para identificar as substâncias, temos:
A
cor, temperatura de fusão e tenacidade.
B
odor, temperatura de ebulição e densidade.
C
densidade, brilho e temperatura de ebulição.
D
temperatura de fusão, dureza e solubilidade.
Soluções para a tarefa
Você deve analisar as características das duas substâncias e identificar propriedades que sejam diferentes para as duas. Por exemplo:
Como se tratam de substâncias incolores, a cor não é uma propriedade que possa diferenciar as duas.
Como são líquidos, a dureza também não é uma propriedade que seja diferenciável, uma vez que líquidos não possuem dureza.
A partir daí, você deve selecionar aquela alternativa que contém propriedades que possam ser aplicadas para diferenciar as duas substâncias.
As propriedades que os alunos poderiam utilizar para identificar as substâncias são temperatura de fusão, dureza e solubilidade, como indicado pela alternativa d.
Propriedades específicas da matéria
São propriedades e valores que não se repetem em duas substâncias (puras) diferentes e, por isso, podem ser utilizadas para identificar a matéria, justamente por serem únicas.
De maneira geral, as propriedades organolépticas - aquelas percebidas pelo sentidos humanos, como cor, sabor e odor - não são consideradas específicas, já que algumas substâncias podem apresentar propriedades organolépticas semelhantes ou idênticas e, além disso, a percepção humana tende a ser falha.
Aprenda mais sobre propriedades da matéria em: https://brainly.com.br/tarefa/30543055
#SPJ2