Português, perguntado por mayrabianca, 1 ano atrás

Durante um Congresso, duas pessoas se esbarram e se desculpam por isso. Após o ocorrido, param por um breve instante. Uma delas é não-visual e verbalizou o pedido de desculpas; a outra, pessoa pertencente à comunidade surda e usuária de Libras, fez o sinal de desculpas e, logo após, tocou de leve o ombro da outra, continuando seu caminho. Nesse evento ocorreu comunicação entre os interlocutores?

a.
Sim, já que, apesar do breve ruído, a pessoa surda indicou à não-visual seu pedido de desculpas, tocando-a no ombro.

b.
Sim, pois não houve ruído.

c.
Não, pois não há possibilidade de comunicação entre os interlocutores referidos.

d.
Não, já que houve falha na compreensão das mensagens.

e.
Não, já que, pelo enunciado, os interlocutores não parecem compreender as mensagens deferidas

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
70
Olá,

Alternativa correta: A) Através do método de dedução podemos compreender que a alternativa A é a correta, pois o indivíduo não-visual provavelmente portava consigo uma bengala. Visualmente falando, o indivíduo surdo pode ver que o outro não enxerga pela maneira como se move, tal como pelo uso de uma bengala. 

Ou seja, o surdo conseguiu perceber que o cego parou e tentou se desculpar. Ele poderia, inclusive, ler os lábios do indivíduo não-visual. Mas ainda que isso não ocorresse, o fato dele ter gesticulado e após isso tocado o ombro, demonstra que ele compreendeu a situação e quis transmitir segurança ao não-visual.

A comunicação é, antes de tudo, uma transmissão de mensagens e significados. Ao ter o ombro tocado de forma gentil, o indivíduo não-visual provavelmente compreendeu que tudo estava bem.

Espero ter ajudado!
Respondido por ccienne01
13

Sim, já que, apesar do breve ruído, a pessoa surda indicou á não visual seu pedido de desculpas , tocando-a no ombro

Perguntas interessantes