Durante todo o Segundo Reinado, o Partido Liberal e o Partido Conservador alternaram-se no poder. Apresente algumas diferenças e semelhanças entre ele.
Soluções para a tarefa
O partido conservador e partido liberal, no Brasil, são muito diferentes do partido liberal e conservador da Europa. Mesmo que os nomes fossem importados ao Brasil, são deveras diferentes. Pois, foram conceitos criados na Europa e sofreram alterações ao chegarem no Brasil.
O partido liberal e partido conservador, no Brasil, apresentam semelhanças, porque representam setores da aristocracia agrária ou do comércio, assim havia muitas ideias em comum, entre ambos partidos, como: defender a monarquia, latifúndio e mão-de-obra escravizada.
– NENHUM QUESTIONOU O PODER MODERADOR! Baita liberais que eram. risos.
Vale lembrar-se de que as únicas diferenças do partido liberal, no Brasil, eram lutar contra a concentração do poder, principalmente a concentração do poder às mãos dos conservadores, e maior autonomia das províncias (nomes de grandes divisões territoriais na época do Império Brasil).
Obs.: os liberais tinham apoiadores das camadas médias urbanas, ou seja, UM POUCO mais próximo do povo.
Como palavras de finalização, deixo a reflexão: Por que aristocratas da época dividiam-se em partidos opostos, se em suma, todos eram ricos?
Para buscar um dos caminhas de resposta relacione:
*O aumento proporcional da cafeicultura em relação aos demais produtos.
* O governo imperial era focado apenas na produção de café.
* Os liberais defendem maior autonomia das províncias.
Boas emaranhadas de neurônios e horas de estudo.