Durante toda a infância, o trabalho com a leitura, a contação de história e a utilização de recursos concretos são essenciais e ajudam a desenvolver a imaginação e o fascínio pelas histórias. Ainda com as crianças não alfabetizadas, o trabalho se torna maior por parte do contador de história, visto que precisa utilizar de entonação de voz e diferentes recursos para conquistar os pequenos ouvintes (CORDEIRO, 2021, p. 153).
CORDEIRO, S. M. N. Lúdico e literatura infantil na prática psicopedagógica. Maringá: Unicesumar, 2021.
Sobre as vantagens de se utilizar a literatura infantil no atendimento psicopedagógico com crianças que ainda não são alfabetizadas, analise as afirmativas a seguir:
I – Antes de aprender a ler e escrever a criança deve aprender a desenhar bem e a brincar, para tanto, a literatura infantil por meio das ilustrações ajudam nesse desenvolvimento.
II – A literatura infantil estimula a imaginação das crianças, o que ajuda a desenvolver as percepções sensoriais como visuais e auditivas, necessárias para futura alfabetização.
III – Por meio da literatura, a criança aprende a fazer a leitura dinâmica, mais rápida, pois adquire vocabulário e o psicopedagogo ensina a codificação e decodificação por meio desse instrumento, de forma mais rica que a escola.
IV – Ouvindo a literatura ou tendo outras experiências visuais, auditivas e até táteis com as histórias, a criança desenvolve habilidades necessárias para atenção, memória e linguagem.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
II e IV, apenas
Explicação:
Página 153-155 do material teórico
Perguntas interessantes