“Durante toda a fase inicial da época moderna, a classe dominante – econômica e politicamente – era, a mesma da época medieval: a aristocracia feudal. Essa nobreza passou por profundas metamorfoses nos séculos que se seguiram ao fim da Idade Média, mas desde o princípio até o final da história do absolutismo nunca desalojada de seu domínio do poder político”.
ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado absolutista. São Paulo: Brasiliense, 1998, p.15-57 p.18.
Considerando o excerto da obra de Anderson, analise as asserções abaixo e assinale o que for correto:
I - O Estado absolutista nunca foi um árbitro entre a aristocracia e a burguesia, e menos ainda um instrumento da burguesia nascente contra a aristocracia.
PORQUE
II - O Estado moderno possuía características capitalistas, mas a autoridade política permanecera a mesma do antigo sistema feudal. Por essa razão, a aristocracia não perdeu seus benefícios.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
I é falsa. O Estado Absolutista tinha por base o mercantilismo e dividia-se em um sistema que tinha, por um lado, a administração pública realizada pelos nobres e, por outro, monopólios concedidos aos burgueses, tendo servido de instrumento de "equilíbrio" entre os aristocratas (antigos) e os burgueses (novos).
II é falsa. No sistema feudal a autoridade política era descentralizada, e no Estado Moderno não, e a aristocracia não detinha, já no Absolutismo, os mesmos privilégios que tinha na época do feudalismo.
juuuuuh13:
A asserção I é verdadeira, está no livro citado. No livro está assim: "Em outras palavras, o Estado absolutista nunca foi um árbitro entre a aristocracia e a burguesia, e menos ainda um instrumento da burguesia nascente contra a aristocracia: ele era a nova carapaça política de uma nobreza atemorizada. ".
Respondido por
8
Resposta:
As duas sao verdadeiras e a II explicaçao correta da I opçao I
Explicação:
simples assim Basta assistir a aula conceito I que vc vera incluive no slide
Perguntas interessantes