História, perguntado por roneyNascimento, 9 meses atrás

“Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais : descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras. Este período ficou conhecido como a Era das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos.

No século XV, os países europeus que quisessem comprar especiárias (pimenta, açafrão, gengibre, canela e outros temperos), tinham que recorrer aos comerciantes de Veneza ou Gênova, que possuíam o monopólio destes produtos. Com acesso aos mercados orientais - ìndia era o principal - os burgueses italianos cobravam preços exorbitantes pelas especiarias do oriente. O canal de comunicação e transporte de mercadorias vindas do oriente era o Mar Mediterrâneo, dominado pelos italianos. Encontrar um novo caminho para as Índias era uma tarefa difícil, porém muito desejada. Portugal e Espanha desejavam muito ter acesso direto às fontes orientais, para poderem também lucrar com este interessante comércio.

Um outro fator importante, que estimulou as navegações nesta época, era a necessidade dos europeus de conquistarem novas terras. Eles queriam isso para poder obter matérias-primas, metais preciosos e produtos não encontrados na Europa. Até mesmo a Igreja Católica estava interessada neste empreendimento, pois, significaria novos fiéis.

Os reis também estavam interessados, tanto que financiaram grande parte dos empreendimentos marítimos, pois com o aumento do comércio, poderiam também aumentar a arrecadação de impostos para os seus reinos. Mais dinheiro significaria mais poder para os reis absolutistas da época . Portugal foi o pioneiro nas navegações dos séculos XV e XVI devido a uma série de condições encontradas neste país ibérico. A grande experiência em navegações, principalmente da pesca de bacalhau, ajudou muito Portugal. As caravelas, principal meio de transporte marítimo e comercial do período, eram desenvolvidas com qualidade superior à de outras nações. Portugal contou com uma quantidade significativa de investimentos de capital vindos da burguesia e também da nobreza, interessadas nos lucros que este negócio poderia gerar. Neste país também houve a preocupação com os estudos náuticos, pois os portugueses chegaram a criar até mesmo uma centro de estudos : A Escola de Sagres.A Espanha foi o próximo país a se lançar na expansão marítima. Ela procurou chegar às Índias navegando em direção oeste, partindo do pressuposto de que a Terra é redonda. Os dois países ibéricos entraram em divergência pela posse das terras encontradas pelo navegador Cristóvão Colombo, (gênoves - de Gênova, Itália), a serviço da Espanha. Em 1493, o papa tentou conciliar os interesses das duas nações católicas através da Bula Inter Coetera. Este documento estabelecia uma linha imaginária a 100 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde, como fronteira entre as terras espanholas e portuguesas. A Espanha ficaria com as terras a oeste e Portugal ficaria com as terras a leste dessa linha. Sentindo-se prejudicados, os portugueses não aceitaram essa divisão. A questão foi resolvida em 1494 com a assinatura do Tratado de Tordesilhas. Por esse tratado, a linha imaginária foi deslocada para 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde.”



a) Explique quais os principais objetivos das expedições marítimas. (1,0 ponto)


b) Quais as duas cidades europeias que tinham o direito de fazer negócio com os árabes? (1,0

c)Quais foram as razões do pioneirismo português nessas viagens? (1,0 pontos)

d) Quais eram os interesses do rei e da Igreja nas expedições marítimas? (1,0 ponto)

e)Quais países assinaram o Tratado de Tordesilhas? Qual foi o objetivo desse tratado? (1,0 ponto)

f) Explique por que os europeus queriam encontrar um novo caminha para as Índias. (1,0 ponto)

Pfvr!!

Soluções para a tarefa

Respondido por lyviamaria090804
9

Resposta:

A: descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras.

B: Veneza e Gênova ( Eu acho!! :(

C: Portugal foi o pioneiro nas navegações dos séculos XV e XVI devido a uma série de condições encontradas neste país ibérico. ( não tem muita coisa no texto ent essa seria a resposta eu acho!!)

D: a Igreja Católica estava interessada neste empreendimento, pois, significaria novos fiéis.  Os reis também estavam interessados, tanto que financiaram grande parte dos empreendimentos marítimos, pois com o aumento do comércio, poderiam também aumentar a arrecadação de impostos para os seus reinos.

E: Portugal e Espanha,  papa tentou conciliar os interesses das duas nações católicas através da Bula Inter Coetera. Este documento estabelecia uma linha imaginária a 100 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde, como fronteira entre as terras espanholas e portuguesas.

F: Portugal e Espanha desejavam muito ter acesso direto às fontes orientais, para poderem também lucrar com este interessante comércio.

espero ter lhe ajudado!!


roneyNascimento: muito obrigadoooo
es2250790: Muito obrigado por tudo que você me deu uma melhorada em história♥♥♥♥♥ muito bom sua resposta para esse tipo de material
es2250790: Obrigado você mudou a minha matéria sobre história
Perguntas interessantes