Durante os séculos XV e XVI, as sociedades europeias do ocidente experimentaram mudanças que atingiram as relações políticas, econômicas, religiosas e culturais. Neste sentido, as Grandes Navegações contribuíram para essas transformações que atingiram as sociedades europeias.
Sobre as Grandes Navegações europeias é INCORRETO afirmar que:
a) Para muitos viajantes europeus, os oceanos e as terras desconhecidas estavam repletos de mistério, mitos e, às vezes, possibilidades de nova vida. Era muito forte na época, por exemplo, a ideia da existência de um paraíso (ou éden) criado por Deus, perdido em terras desconhecidas.
b) Mesmo com o relativo desenvolvimento científico da época proporcionando avanços técnicos (como o melhor uso da bússola e da cartografia), as viagens marítimas continuaram verdadeiras aventuras, cobertas de medos, mitos e lendas.
c) Os primeiros países a se lançarem na expansão marítima em busca de ampliação das atividades e das rotas comerciais foram Inglaterra e França. Diversas razões determinaram o pioneirismo desses países, entre os quais podemos citar a formação dos estados nacionais e o apoio da burguesia comercial.
d) A Espanha começou sua expansão pelo Atlântico com certo atraso em relação a Portugal principalmente devido ao prolongamento da Guerra de Reconquista frente aos árabes muçulmanos (o último reino conquistado foi Granada, em 1492), que acabou atrasando a centralização do Estado Nacional espanhol.
e) Durante o século XVI, o monopólio das navegações esteve nas mãos de Portugal e Espanha. Países como a França e a Inglaterra estavam atrasados porque durante o século XV enfrentaram vários problemas que dificultavam as navegações, entre os quais a Guerra dos Cem Anos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
C
Explicação:
Os primeiros países a se lançarem na expansão marítima em busca de ampliação das atividades e das rotas comerciais foram Portugal e Espanha, por serem grandes Potência Mundial na época e ter grande apoio da Burguesia. A Inglaterra e França, na verdade, estavam passando por instabilidade no País, no que diz respeito social, econômico e politico.
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás