Durante os séculos de colonização espanhola e portuguesa nas Américas, negros e negras foram trazidos de várias partes da África como escravizados, para trabalhar nos mais diversos serviços. Sobre essa população, podemos afirmar que:
(a) Não deram nenhuma contribuição para a formação das sociedades latino-americanas, pois as dinâmicas sociais não permitiam que nenhum costume de escravizados fosse divulgado.
(b) Foram os únicos povos que de fato tiveram uma contribuição relevante para a formação das sociedades latino-americanas.
(c) Tiveram contribuições relevantes somente para a formação da América Portuguesa, pois não houve escravidão de negros e negras na América Espanhola.
(d) Trouxeram grandes contribuições para a cultura dos povos da América Espanhola, já que foram o maior grupo de escravizados da colonização espanhola.
(e) Suas contribuições foram tão relevantes quanto de outros povos que construíram as sociedades latino-americanas, em diversas áreas da cultura, da alimentação e da produção, entre outras.
qual a resposta?
Soluções para a tarefa
Resposta:
(e) Suas contribuições foram tão relevantes quanto de outros povos que construíram as sociedades latino-americanas, em diversas áreas da cultura, da alimentação e da produção, entre outras.
Explicação:
A partir do momento em que os escravizados africanos foram trazidos para a América, houve um processo de aculturação — os colonizadores tentaram apagar ou censurar as identidades étnicas e as culturas dos escravizados e forçá-los a aceitar a cultura europeia, mas inevitavelmente houve uma troca cultural para ambos os lados. Isso significa que o contato entre os povos diferentes agregou pedaços culturais tanto um no outro quanto na nova cultura sendo formada nas colônias.
É possível perceber características fenotípicas e culturais que descendem dos escravizados africanos em vários países da América Latina, seja ela a chamada América Portuguesa, como no Brasil, ou a América Espanhola, como em Cuba.
Eu gostaria de ressaltar que a alternativa (d) não está correta porque a escravização ocorre, entre outros motivos, por uma necessidade de mão de obra especializada. Na América Espanhola, a principal atividade econômica era a mineração de metais preciosos. Uma vez que os povos nativos da América Espanhola (por exemplo, os Incas e os Astecas) eram sedentarizados e sabiam manusear metais, não houve uma necessidade tão grande de trazer escravizados africanos para a América Espanhola (embora tenha acontecido!), pois os próprios nativos já sabiam exercer a mineração.
No Brasil, em contrapartida, os indígenas encontrados não eram sedentarizados e não praticavam a agricultura, o que fez os portugueses sentirem a necessidade de trazer mão de obra especializada da África para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar (principal atividade econômica da época). Por isso, os escravizados africanos eram mais presentes.