Durante os séculos 16 e 17, no Brasil, ocorreram diversas rebeliões que refletiam a divergência de interesses entre colônia e metrópole. Dentre essas revoltas, pode- se destacar, respectivamente, com seu objetivo
Soluções para a tarefa
Eis o restante da questão:
a) Conjuração Baiana, movimento da elite baiana que, embora identificada com os ideias da Revolução Francesa, não trazia em seu programa de revolução o fim da escravidão.
b) Revolta de Beckman, ocorrida no Maranhão que devido a insatisfação com a Companhia de Comércio do Estado do Maranhão, propunha a abolição do monopólio desta companhia.
c) Conjuração Carioca, organizada por escravos libertos que buscavam melhores condições de trabalhos nas casas da aristocracia fluminense.
d) Inconfidência Mineira, que objetivava a abolição da escravidão, pois desejava a ampliação do mercado interno com a mudança nas relações de trabalho na região.
e) Guerra dos Mascates, ocorrida em Pernambuco, um conflito de interesses entre senhores de engenho de Olinda e senhores de engenho do Recife, que disputavam mercado consumidor de cana de açúcar.
É correta a alternativa B.
A Revolta de Beckman, a primeira das revoltas nativistas do Brasil, era contrário ao modo como os portugueses administram a economia local, apontando a Companhia de Comércio (estabelecida por Portugal) como ineficiente e exigindo o fim do seu monopólio (o que, na prática, era o fim da Companhia, e uma diminuição da presença portuguesa na região).
Também tinham por objetivo o combate à influência do jesuítas no estado (que impediam que os colonos escravizassem os nativos), que consideravam como um entrave aos seus interesses.