durante os processos de independência da América espanhola, dois grupos se destacaram como principais protagonistas e adversários durante os confrontos. Cite os dois protagonistas e suas principais características.
Soluções para a tarefa
Os dois grupos eram os chapetones e os criollos. Chapetones homens nascidos na Espanha e com um certo "poder", já os Criollos eram homens nascidos na América e não tinham esse "poder". por esses motivos se tornavam adversários.
Resposta: HISTORIA SEMANA 1 9º VOLUME 1
1__ b) Na divisão do poder absoluto em três ramos distintos, interligados no Executivo, Legislativo e Judiciário
2__ errado: Montesquieu era totalmente contrário ao governo absolutista. Logo a afirmação está ERRADA. ... O Barão de Montesquieu, assim chamado, junto com filósofos de sua época, Voltaire e Rousseau, defendiam assiduamente novos ideais político e o fim do governo absolutista.
3__ a) Liberdade de expressão.
SEMANA 2
1__ a) O julgamento de Luís XVI.
2__ Napoleão Bonaparte não foi um garantidor da igualdade social, principalmente da classe camponesa.
Apesar de distribuir terras para a população francesa, o governo de Napoleão Bonaparte consolidou a burguesia como grande força econômica do país iniciando posteriormente o processo de industrialização.
SEMANA 3
1__ Os dois grupos protagonistas eram os chapetones e os criollos. Entretanto, os motivos que os tornavam adversários estavam relacionados ao fato de que os chapetones eram homens nascidos na Espanha e que detinham os cargos administrativos da estrutura estatal colonial
2__ b) Os naturais da América e os espanhóis.
SEMANA 4
1__ a) A pintura exalta a figura de Dom Pedro I como o único protagonista do processo emancipatório brasileiro.
2__ Por ocasião do “Dia do Fico”, estando clara a intenção de D. Pedro I em ... as Cortes Portuguesas acabaram por recuar, reconhecendo, de pronto, a independência brasileira
Explicação: