Durante o verão, verificam-se habitualmente tempestades em muitas regiões do Brasil. São chuvas intensas e de curta duração, acompanhadas muitas vezes de raios. No litoral, essas tempestades constituem um risco para os banhistas, pois a água salgada é eletricamente condutora. Isso se explica pelo fato de a água salgada conter grande quantidade de _________, como Na+ e Cl−, livres para transportar carga elétrica no meio. Uma maneira de liberar essas partículas é dissolver sal de cozinha em um copo de água. Nesse processo, os _________ existentes no sal sofrem _________. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
íons – cátions e ânions – dissociação.
Explicação:
O fato da água salgada ser condutora é devido aos íons (cátions e ânions) presente nela, pois os elétrons são dissociados da molécula.
A água salgada do mar é eletricamente condutora devido aos sais presente nela possuírem íons, cargas positivas ou negativas, e havendo essa diferença de carga faz com que haja essa movimentação de elétrons conduzindo a eletricidade.
O texto fica corretamente completo da seguinte forma:
Durante o verão, verificam-se habitualmente tempestades em muitas regiões do Brasil. São chuvas intensas e de curta duração, acompanhadas muitas vezes de raios. No litoral, essas tempestades constituem um risco para os banhistas, pois a água salgada é eletricamente condutora. Isso se explica pelo fato de a água salgada conter grande quantidade de íons, como Na+ e Cl−, livres para transportar carga elétrica no meio. Uma maneira de liberar essas partículas é dissolver sal de cozinha em um copo de água. Nesse processo, os cátions e ânions existentes no sal sofrem dissociação.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/8927405