Durante o segundo reinado começa a campanha pela abolição da escravidão em todo o mundo. Isto vai dividir a elite brasileiro durante todo o século XIX. Qual a importância da escravidão para a economia imperial?
Soluções para a tarefa
A escravidão foi a principal via de mão de obra durante o Brasil Imperial, por isso foi de extrema importância para a economia do Brasil nesse período, sobretudo com o ciclo do café.
A escravidão no Brasil
O sistema de escravidão foi iniciado no Brasil durante o período colonial, inicialmente com os indígenas e posteriormente com povos africanos trazidos por meio do Tráfico Negreiro. Com isso, a principal forma de trabalho no Brasil colonial e imperial era o trabalho forçado.
Durante o século XIX, com a elevação ao status de Império, o Brasil passou a sofrer pressão por países como a Inglaterra para abolir a escravidão e adotar o trabalho livre e com isso foram aprovadas diversas leis que aos poucos garantiam liberdade a alguns grupos de escravos até a chegada da Lei Áurea, como exemplo:
- Lei Eusébio de Queiroz
- Lei do Ventre Livre
- Lei dos Sexagenários
O café era o principal produto de exportação do Brasil Império e a escravidão era o modelo de trabalho mais empregado nas lavouras de café.
Aprenda mais sobre economia do Brasil Império aqui: https://brainly.com.br/tarefa/33860565