durante o século XVII XVIII surge o conceito de liberalismo que seria um conjunto de ideias políticas e econômicas contrárias a intervenção do estado na economia Nesse contexto de dois pensadores se destacaram John Locke e Adam Smith o primeiro é considerado por muitos o pai do liberalismo político o segundo faz o liberalismo econômico Construa um pequeno texto aplicando o conceito de um desses pensadores da contexto atual
pra agora pfvvvvvvvv
Soluções para a tarefa
PENSAMENTOS DE JOHN LOCK E ADAM SMITH
John Locke (1632-1704) foi filósofo inglês, um dos mais importantes filósofos do empirismo. Exerceu grande influência sobre vários filósofos de sua época, entre eles, George Berkeley e David Hume.
Locke defendia a liberdade intelectual e a tolerância. Foi precursor de muitas ideias liberais, que só floresceram durante o iluminismo francês no século XVII. Locke criticou a teoria de direito divino dos reis, formulada pelo filósofo Thomas Hobbes. Para Locke, a soberania não reside no Estado, mas sim na população.
Para Locke, a soberania não reside no Estado, mas sim na população. Afirmava que, para assegurar um Estado de direito, os representantes do povo deviam promulgar as leis e o rei ou o governo executá-las.
Foi o primeiro a apresentar o princípio da divisão dos três poderes, segundo o qual o poder do estado se divide entre instituições distintas.
O Poder Legislativo, ou Parlamento, o Poder Judiciário, ou o Tribunal, e o Poder Executivo, ou o Governo.
Adam Smith foi um filósofo e economista britânico nascido na Escócia. Teve como cenário para a sua vida o atribulado Século das Luzes, o século XVIII. É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico.
Adam Smith discordava e alegava que a riqueza de uma nação está na habilidade de produzir bens. Para isso, os cidadãos devem ser capacitados e o Estado não deve intervir. Ele defendia a propriedade privada, a não intervenção do Estado na economia e a liberdade contratual entre patrões e empregados.
Adam Smith é reconhecido como o pai do liberalismo econômico. Sua teoria central é a do laissez-faire, isto é, "permitir fazer", que indica que é melhor que o Estado permita aos cidadãos viver da maneira como lhes aprouver, realizando trocas econômicas de forma livre.
espero ter ajudado, bons estudos! :))