Durante o século XVII, a Igreja teve um
importante papel como mecenas na arte colonial.
As diversas ordens religiosas que se instalam no
Brasil desde meados do século XVI desenvolvem
uma arquitetura religiosa sóbria e muitas vezes
monumental, com fachadas e plantas retilíneas
de grande simplicidade ornamental. As primeiras
manifestações do espírito barroco no país
estão presentes em fachadas e frontões, mas
principalmente na decoração de algumas igrejas,
também em meados do século XVII. A talha barroca
dourada em ouro, de estilo português, os motivos
folheares, a multidão de anjinhos e pássaros,
a figura dinâmica da Virgem no retábulo-mor
projetam um ambiente barroco no interior
de uma arquitetura clássica.
O desenvolvimento do estilo denominado de barroco
brasileiro é uma manifestação da produção artística
do Brasil colonial. Leia as afirmativas e, em seguida,
assinale a alternativa correta:
I. A arquitetura de templos religiosos no Brasil até
meados do século XVII contrasta com a arte decorativa
representativa do barroco brasileiro.
II. A arte barroca brasileira tem seu
desenvolvimento possibilitado pelo mecenato
das ordens religiosas.
III. A decoração do interior das igrejas barrocas
privilegia as formas retas e a sobriedade de cores.
IV. A importância da religião católica no Brasil
colonial foi eternizada nos templos religiosos de
característica barroca.
São consideradas corretas as afirmativas:
a) I, II e III apenas.
b) I, III e IV apenas.
c) I, II e IV apenas.
d) II e III apenas.
e) III e IV apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
a resposta correta é a letra C , visto que o barroco era um exagero e não formas retas e sobriedade de cores!
Perguntas interessantes
Ed. Física,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás