História, perguntado por arraesj, 8 meses atrás

Durante o século XVI, a Igreja Católica foi acusada de se desvirtuar dos valores cristãos. Boa parte do clero usufruía de
riquezas, luxo e ostentação, conduziam os cultos e ritos com descaso, desrespeitavam as regras religiosas. Isso trouxe
uma forte crise para a Igreja Católica, e teve como consequência
O a) a origem de uma nova Igreja cristã protestante.
b) a mudança da sede da Igreja para Constantinopla.
c) a formação do Tribunal de inquisição contra a Igreja Católica.
d) a perda de territórios cristãos para a religião islâmica.
e) a Igreja perde o poder e deixa de ser controlada pelo papa.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Gelo1tuber
3

Resposta:

Leia porfavor não entendo muito de igreja.

Explicação:

A Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval. Na realidade, foi a instituição que sobreviveu às inúmeras mudanças ocorridas na Europa no século V e, ao promover a evangelização dos bárbaros, concretizou a simbiose entre o mundo romano e o bárbaro.

Tal fato a tornou herdeira da cultura clássica, pois no universo medieval a Igreja Católica monopolizava o conhecimento. Sem dúvida alguma sua estrutura fortemente hierarquizada colaborou para que ultrapassasse todas as crises, concentrando o saber e o poder. Internamente havia uma divisão entre o alto clero, membros da nobreza que exerciam cargos de direção, e o baixo clero, composto por pessoas originárias dos seguimentos mais pobres da população. O comando de toda essa estrutura lentamente concentrou-se nas mãos do bispo de Roma, que se tornou papa no século V.

Para cumprir a missão de evangelização dos reinos bárbaros entre os séculos V e VII, parte do clero passou a conviver com os fieis, constituindo o clero secular, isto é, aquele que vive no mundo. Entretanto, com o tempo, parte dos religiosos se vinculou aos aspectos temporais e materiais do mundo medieval, ou seja, aos hábitos, interesses, relações, valores e costumes dos homens comuns, afastando-se das origens doutrinárias e religiosas.

Paralelamente ao clero secular surgiu o clero regular, formado por monges que serviam a Deus vivendo afastados do mundo material, recolhidos em mosteiros. São Bento organizou a primeira ordem monástica no ocidente, a ordem dos beneditinos, baseado na regra orar e trabalhar, que significa viver, na prática, em estado de obediência, pobreza e castidade. Na verdade, os mosteiros acabaram se tornando o centro da vida cultural e intelectual da Idade Média e também cumpriram funções econômicas e políticas importantes.

Perguntas interessantes