Durante o século XIX, liberalismo e socialismo foram, aos poucos, constituindo-se como importantes forças políticas na Europa. Reúna-se com um colega e juntos discutam sobre como esses movimentos influenciaram nos acontecimentos na França nos períodos destacados a seguir.
A) 1830
B)1848
Soluções para a tarefa
Olá, tal período foi um produto de intensas transformações ocorridas no século anterior, XVIII, como o Iluminismo, a Industrialização (Revolução Industrial), a Revolução Francesa, a Independência do Estados Unidos e a implantação do parlamentarismo na Inglaterra. Tais movimentos fizeram ascender a classe burguesa e diversos movimentos de contestação social, como o movimento operário e o socialismo.
Após a queda de Napoleão uma tendência conservadora tomou conta da Europa e teve que enfrentar contestações intensas em todo o século XIX, pois com a quebra das liberdades econômicas, a miséria do operariado e a ausência de direitos, a insatisfação popular se tornou o grande motor das contestações das estruturas vigentes. Principalmente a classe trabalhadora, que passa a ser oprimida tanto pelos monarcas que retornam ao poder como pelos burgueses que são seus chefes nas fábricas e garantem péssimas condições de trabalho, fomentando cada vez mais o desejo pela implantação de uma sociedade socialista.
a) Na França, o retorno do absolutismo é marcado por ampla opressão aos seus opositores. Até que em 1830, a alta burguesia, descontente com o panorama econômico do país, organizam revoltas que conseguem derrubar o rei Carlos X, assumindo Luís Felipe, satisfazendo os interesses econômicos da alta burguesia e favorecendo o desenvolvimento do capitalismo francês, mas intensificava a miséria dos trabalhadores.
b) Com novas disputas políticas, aumento da miséria, péssimas colheitas, greves operarias se torna insustentável o governo de Luís Felipe, e assim a burguesia liberal e o operariado se unem para a derrubada do governo em 1848. Implantando um governo provisório que implanta uma nova república, com liberdade de impressa, abolindo a escravidão nas colônias francesas e garantindo o sufrágio masculino. Mas só que na implantação do parlamento francês os burgueses dominam todos as vagas e deixando de lado o operariado que participou da revolução. Nesse mesmo ano, Marx e Engels lançam o livro “Manifesto do Partido Comunista”, convocando o operariado a se unir e lutar contra as injustiças do capitalismo.