Durante o século 18, elementos do pensamento iluminista culminaram nas revoluções americana, francesa e haitiana. Durante o século, o comércio de escravos e o tráfico de pessoas se expandiram em escala global. ... O período também é conhecido como "século das luzes" ou "século da razão". Responda em um ou dois paragráfos porque a prisão como conhecemos surgiu no século XVIII?
Soluções para a tarefa
A prisão, como a conhecemos hoje, é um lugar de reclusão onde o indivíduo, acusado por algum tipo de crime, é condenado a cumprir pena privativa de liberdade. A pena de prisão tem sua origem nos ideais humanistas do século XVIII, como mostra o artigo VII da Declaração dos Direitos do homem. Ela surge em substituição à pena de banimento e aos suplícios. No entanto, é importante ter claro que a reclusão não coincide com a pena de prisão. A reclusão foi um instrumento utilizado pelos grupos sociais desde sempre.
No Antigo Regime, Combessie identifica quatro diferentes campos para classificar a reclusão, a saber: 1) o campo jurídico desde a Antigüidade; 2) o campo político para prender os opositores do regime; 3) o campo administrativo das cidades que prendiam mendigos e indigentes e, por fim, 4) o campo familiar para retirar do seio familiar as crianças ou jovens que envergonhavam o grupo, como era o caso das meninas que engravidavam antes do casamento. A prisão moderna surge, em parte, sob a idéia de promover trabalhos forçados, afirma o autor.
Além disso, a prisão traz consigo a concepção cristã da penitência, cujo objetivo quase terapêutico é o de submeter o criminoso a condições precárias de vida como forma de pagar o mal que fez à sociedade. É preciso sofrer para reparar as faltas cometidas. Tratar o mal com o mal, salienta Combessie. O autor observa ainda que apesar dos apelos humanistas do século XVIII, a pena de prisão não se constituiu num instrumento de recuperação do indivíduo ou ainda como medida exemplar para coibir novas possibilidades de transgressão.