Durante o séc. XX o urbanismo brasileiro viveu um forte movimento de periferização direcionado pela força do mercado e a ampliação do traçado viário. Esse crescimento movido, em sua maioria, por interesses de caráter privado, reduziu a cidade a tecidos urbanos dispersos, uma rede de infra – estrutura e transporte insuficiente além de um forte quadro de segregação social e espacial. Pesquisas contemporâneas relatam, de forma consensual, os benefícios de cidades mais compactas, que incorporem e otimizem a infra-estrutura existente, proporcionando o convívio mais harmônico e sustentável entre sociedade e espaço urbano. Com relação ao desenvolvimento urbano sustentável, marque V para verdadeiro ou F para falso. ( ) Um programa habitacional deve ser compatível com diretrizes maiores de planejamento urbano adotadas pela cidade. ( ) A atuação do Estado na criação de instrumentos que balizem o desenvolvimento urbano são fundamentais para conter as forças do mercado. ( ) O modelo disperso de ocupação do território aconteceu pelo incentivo ao veículo particular e à ocupação de terras baratas, periféricas em relação às áreas centrais. ( ) O movimento de periferização das cidades foi norteado pela implementação de políticas públicas. ( ) O termo tecido urbano disperso é sinônimo de cidade compacta, sendo importante a sua efetivação na busca por cidades mais justas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: Alternativas: a)V - F - V - F - V b)V - V - F - V - F c)V - V - V - V - F d)V - F - V - F - F e)V - V - V - F - F
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Resposta:
V-V-V-F-F (corrigido pelo AVA)
Explicação:
Respondido por
2
Sobre o urbanismo e os conceitos de periferização, está correta a alternativa: e)V - V - V - F - F
Planejamento urbano e suas possibilidades
O planejamento urbano é algo bastante complexo. As cidades tem suas particularidades, e pensá-las de uma forma não-fragmentada é um grande desafio.
Para produzir cidades sustentáveis, é necessário pensar a cidade como um todo. Um programa de habitação urbana não pode ser pensado fora do plano diretor.
Houve um forte incentivo mercadológico em diversas cidades ao modelo de ocupação dispersa das cidades, baseada no uso dos carros. É o oposto do modelo compacto de cidade.
Para saber mais sobre planejamento urbano, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/26997025
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes