Português, perguntado por luisamar23, 10 meses atrás

Durante o Renascimento Comercial, que ocorreu entre os séculos XIV e XV, as trocas comerciais entre Europa e Ásia estimularam o comércio de especiarias. As cidades italianas de Gênova e Veneza passaram a exercer um grande papel no monopólio desse comércio. Os muçulmanos detinham o controle das navegações comerciais no Mar Mediterrâneo, cobrando altas taxas alfandegárias. Nesse contexto, reinos como Portugal passaram a investir nas viagens ultramarinas pela Costa Atlântica, com o objetivo de reconhecer lugares, correntes marítimas e locais para possíveis paradas. Sobre o pioneirismo português na expansão marítima, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. A A chegada de Bartolomeu Dias em 1488 no Cabo das Tormentas, mais tarde rebatizado Cabo da Boa Esperança, foi um importante evento na carreira de Portugal para descobrir uma nova rota marítima para as Índias. Verdadeiro Falso B Após diversos naufrágios, o reino de Portugal chegou à conclusão de que as rotas terrestres eram mais lucrativas para o comércio de especiarias. Verdadeiro Falso C A chegada de Vasco da Gama a Calicute, em 1498, levou Portugal a ter acesso ao tão cobiçado comércio de especiarias com o Oriente. Verdadeiro Falso D O comércio marítimo realizado pelos portugueses estimulou outros reinos, como Espanha e Holanda, a iniciar uma busca por rotas alternativas que possibilitassem uma concorrência comercial. Verdadeiro Falso E O estímulo à expansão marítima e colonial faz parte de um conjunto de práticas econômicas chamadas de mercantilismo. Verdadeiro Falso

Soluções para a tarefa

Respondido por sflorlinda
28

Resposta:

v

f

v

v

v

Explicação:

Eu n sabia e tmb tava com preguissa de fazer então eu vom aqui vi a resposta confiei e acertei, resumindo isso ta certo pq eu fiz e acertei


larinhaunicor123: dinada ent
ligiabraga588: XD
luizarodriguesbernad: vlww!
beleferraz2010: VLW
ligiabraga588: XDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD
ligiabraga588: XDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD
Respondido por larissamagrani
2

No mercantilismo, a produção é limitada à indústria têxtil e possui intervenção estatal (V-F-V-V).

O mercantilismo é um conjunto de ações e ideologias da área de Economia que propulsou no continente europeu, durante os séculos XV - XVII, ao longo da crise do feudalismo, dando início ao pensamento capitalista.

É definido pela riqueza de metais preciosos, prevalecimento da manufatura como medida econômica, máxima intervenção estatal na economia, balança comercial cabível e proteção do comércio e da indústria local.

A letra B é falsa, pois ao se deparar com as dificuldades técnicas na exploração marítima, Portugal desenvolveu uma ciência náutica mais sofisticada, melhores navios e técnicas de navegação, superando as dificuldades e estabelecendo rotas marítimas.

O seu movimento contrário é o liberalismo, pois é uma ideia social, econômica e política fundamentada nas concepções de liberdade individual e industrial, uma vez que toda a população deve possuir direitos humanos isonômicos para garantir a livre concorrência no mercado.

Algumas das suas características principais são: livre concorrência mercantil, pact sunt servanda, individualismo econômico, mínima intervenção do Estado no comércio.

Link: brainly.com.br/tarefa/42842916

Anexos:
Perguntas interessantes