Biologia, perguntado por debnaiara4144, 1 ano atrás

Durante o processo evolutivo, diversos organismos desenvolveram estruturas ou formas corporais semelhantes em função do ambiente em que viviam. Entretanto, existem outros organismos que apresentam órgãos com a mesma origem embrionária, mas que desempenham diferentes funções. Tais processos são denominados, respectivamente, convergência e divergência evolutiva. Com base nas estruturas destacadas, assinale a alternativa que agrupa corretamente os animais da figura acima, tendo em vista o processo evolutivo correspondente. (A) convergência - a, c, e divergência - b, d, f (B) convergência - a, d, e divergência - b, c, f (C) convergência - a, e, f divergência - b, c, d (D) convergência - a, b, d divergência - c, e, f (E) convergência - c, e, f divergência - a, b, d

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
10
Olá!

Trata-se de mais uma questão sobre o assunto Evolução.


Para realizar esta questão devemos compreender o conceito de Convergência Adaptativa. É um conceito que acontece quando espécies diferentes localizam-se em um mesmo ambiente, com os mesmos recursos, e têm os mesmos membros selecionados de forma semelhante. Este processo explica como espécies diferentes como o tubarão, o pinguim e o leão-marinho , possuem a modificação na asa.

No entanto, a divergência adaptativa ocorre de maneira oposta. O que acontece é que espécies que provém de um ancestral comum, acabam por migrarem para ambientes diferentes, e consequentemente, possuem membros selecionados de forma diferente ( já que a pressão que o ambiente exerce nestes indivíduos também é diferente). É o caso do braço do homem, da asa da ave e a asa do morcego.


Baseado nestas informações, a resposta correta está na letra A.


Espero ter ajudado! Bons estudos!
Respondido por SergioCastro026
0

Resposta:

A) convergência - a, c, e divergência - b, d, f

Explicação:

As nadadeiras do tubarão, as asas dos pinguins e os membros anteriores dos leões-marinhos desempenham a mesma função (natação) no ambiente aquático, sendo órgãos análogos, estruturas resultantes do processo de evolução convergente. As asas das aves e dos morcegos, bem como os braços humanos, são órgãos homólogos, visto que possuem a mesma origem embrionária. A função distinta dos braços humanos em relação às asas das aves e dos morcegos (órgãos adaptados ao voo) revela um caso de evolução divergente ou irradiação adaptativa.

Perguntas interessantes