Administração, perguntado por vitoriasezar, 1 ano atrás

Durante o processo de escrita de um artigo ou paper, é comum consultarmos diferentes obras e autores que são especialistas em um determinado assunto. Alguns deles são referências de destaque e suas obras, verdadeiros clássicos. No entanto, quando essas obras, ou seja, o livro ou artigo original, não estão mais disponíveis, recorremos a um meio cientificamente correto para citar determinado autor ou obra. Qual o nome dessa possibilidade?

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
44

Essa possibilidade é chamada de apud, ou citação da citação, essa técnica de citação é usada quando não se tem acesso a obra original, porém, existem diversos trabalhos que usam a obra de determinado autor importante como referência, e aí se usa esses trabalhos como citação.

Basicamente é uma forma de relacionar o pensamento ao seu primeiro autor, e não aos autores subsequentes.

O apud é muito usado na literatura cientifica, principalmente para autores muito antigos ou que possuem literatura em linguagens pouco acessíveis.

Espero ter ajudado!

Respondido por pereiradiegopereira
38

Resposta:

Esse mecanismo ou meio cientificamente correto é fazer uso da "citação da citação" ou ainda o "apud", ou seja, quando não temos uma obra original, mas encontramos o respectivo assunto abordado e citado em outro trabalho ou artigo que temos à nossa disposição, podemos citar primeiro o autor daquele pensamento, colocando "apud" e referenciando a obra que temos disponível. O primeiro autor é sempre o "dono" da ideia, nunca aquele através do qual temos acesso à informação integral. Do ponto de vista científico, não há nenhum problema em trabalharmos assim, mas, obviamente, se temos a obra original, podemos não somente explorar um fragmento de ideia que está citado em outro artigo, mas termos acesso a todo raciocínio de um pesquisador. Ao expormos com nossas palavras esses pensamentos que estão na obra original, há mais credibilidade para o nosso trabalho. Imagine que, ao usarmos uma determinada ideia em um artigo não original, estaremos correndo sério risco de distorcermos aquilo que os autores pensaram e publicaram sobre aquele assunto.

Explicação:

Perguntas interessantes